ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso de acidente que vitimou 8 militares: PR visita Parque Florestal de Serra Malagueta para constatar situação no terreno e prestar solidariedade às famílias enlutadas 05 Abril 2023

Depois de regressar da vista de estado aos Estados Unidos da América, o Presidente da República, José Maria Neves, visita esta quinta-feira, 6 de abril, às 16h00, o Parque Florestal da Serra de Malagueta e arredores, para constatar a situação no terreno e prestar solidariedade às famílias afetadas pelo incêndio que devastou 200 hectares de terreno daquela área ambiental protegida e que esteve na origem de nove mortes, sendo 8 militares e um civil que, direta e indiretamente, estiveram envolvidos na mega operação de combate ao fogo posto por um homem que, supostamente, sobre de perturbações mentais.

Caso de acidente que vitimou 8 militares: PR visita Parque Florestal de Serra Malagueta para constatar situação no terreno e prestar solidariedade às famílias enlutadas

« Em diversas ocasiões nestes últimos dias, o Mais Alto Magistrado da Nação demonstrou a sua preocupação com a situação e tem apelado à solidariedade e união da sociedade civil para ajudar o país a ultrapassar a dor provocada por esta tragédia, bem como apelado a uma atenção especial por parte do Estado Cidade da Praia, 05 de abril de 2023», lê - se num comunicado da chefia do Estado remetido ao Asemanaonline.

A Câmara Municipal de Santa Catarina (CMSC) de Santiago fez um balanço da operação de combate ao referido incendio na Serra Malagueta, onde apontou que o número total de vítimas militares se situa em 23 feridos e oito mortos. Que a nível civil se registou um óbito e sete pessoas foram evacuadas para o hospital, já todas com alta médica. Jassiera Monteiro informou ainda que a duração da operação de combate ao incêndio foi de 56 horas (dois dias e mais oito horas), tendo sido declarado extinto o fogo às 19:00 da última segunda-feira, 03 de abril, com a área ardida estimada em 200 hectares.

Polémica sobre causas do acidente

Em declarações à RCV, o comandante dos Bombeiros da Praia considerou que a fome e o cansaço poderão ser, entre outros aspetos, as causas do acidente da viatura das Forças Armadas, que culminou com a morte de 8 militares.

Em conferência da imprensa, o CEMFA e o Serviço da Proteção Civil refuta tais afirmações, considerando de infundadas e irresponsáveis as declarações proferidas pelo comandante dos Bombeiros da Praia.

Recorde-se que um inquérito está, no entanto, em curso para se apurar as causas verdadeiras que terão estado na origem do referido acidente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project