OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Deputadas milionárias: A arte de ajudar os necessitados 14 Junho 2018

Deixo aqui um apelo à nossa comunidade (nos EUA) para participarem mais ativamente nas acões dessa associação pois ela vai além de auxiliar doentes com câncer como o grupo de “Criolas Contra Câncer”. As suas atividades são mais abrangentes na medida em que apoiam de forma indiscriminada todos os necessitados, o que a obriga a um maior esforço em termos de procura de recursos.

Por: Carlos Tavares

Deputadas milionárias: A arte de ajudar  os necessitados

Afinal quem são as Deputadas Milionárias? Estar informado é muito importante para quem vive neste mundo conturbado e divisionista. Aliás, já dizia alguém que viver numa sociedade e isolar-se dela é impossível.

Eram 15:30 que, através de um amigo, tomei conhecimento da realização no Clube Social Português, de uma festa de angariação de fundos (Fundraising) em beneficência a uma jovem, natural da Ilha de Santiago, que padece do amaldiçoado câncer. E, como sempre, sem pestanejar, decidi cumprir o meu dever solidário, participando. Chegando ao local do evento, tive a satisfação de comungar com os responsáveis deste lindo e sublime ato filantrópico. Afinal, o grupo denominado Deputadas Milionárias, que trabalha sob o lema “Ajudar, Ajudar e Ajudar”, não é nada mais, nada menos, de crioulas da Ilha de S. Vicente, conhecidas e estimadas por todos nós.

Sendo o nome “Deputadas Milionárias” muito sui generis, resolvi indagar o porquê dessa escolha! Foi a partir desta curiosidade minha que tive o prazer de reunir com a Juju Brito, presidente do grupo que me elucidou de forma pormenorizada e amena a origem e a finalidade desta simpática e interessante denominação.

Segundo a líder do grupo, Deputadas Milionárias é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2012 a partir de uma brincadeira entre amigas de farra. O grémio está localizado na cidade de Pawtucket, Rhode Island, e com identificação fiscal federal. A sua localização geográfica não perturba nem põe em causa a disponibilidade e boa vontade de uma das progenitoras que também é presidente do grupo, que, embora vivendo em Boston, palmilha sempre que necessário centenas de quilómetros para esta boa causa.

A meu ver, as fundadoras foram muito felizes na escolha desse nome, pois ele reflete na perfeição o papel e a função desta agremiação. Um deputado de entre várias atribuições que lhe é cometida, deve acima de tudo representar, defender e velar pelo conforto e bem-estar da sua comunidade. Enquanto o adjetivo milionária reflete as suas atividades que são as de conseguir meios para suportarem as ações junto dos mais necessitados e que são dispendiosas.

Este agregado é constituído por mulheres de boa vontade e de muita fibra, que de uma forma desinteressada dedicam única e exclusivamente em amparar aqueles que mais precisam, levando-os a confortação, independentemente da raça, cor ou nacionalidade. Digo isto, porque já presenciei o grupo a auxiliar pessoas de outras nacionalidades que não a cabo-verdiana.

Deixo aqui um apelo à nossa comunidade para participarem mais ativamente nas ações dessa associação pois ela vai além de auxiliar doentes com câncer como o grupo de “Criolas Contra Câncer”. As suas atividades são mais abrangentes na medida em que apoiam de forma indiscriminada todos os necessitados, o que a obriga a um maior esforço em termos de procura de recursos.

A título de exemplo, “Deputadas Milionárias” nestes poucos anos de vida, têm enviados para Cabo Verde bidões e grades com vestuários, produtos alimentícios e materiais escolares para Cabo Verde. Neste momento já foram beneficiadas as ilhas da Brava, S. Vicente, São Nicolau, Maio, Sal e Santiago Sul, e está-se a trabalhar para o envio para as ilhas de Santo Antão, Fogo, Boa Vista e Santiago Norte.
Para conhecerem melhor esta organização e sua funcionalidade deixo aqui o seu organigrama. A direção é constituída pelas senhoras Juju Brito, Lena Barros, Vera Brito e Ângela Nascimento, presidente, secretária, tesoureira e comunicação e imagem, respetivamente. Enquanto a assembleia geral é formada pelas senhoras Tanha Lima, Dina Barber, Rosy Carreira, Alecia Cardoso, Juliana Rodrigues, Carla Lorena, Isa Neto, Manuela Vieira, Luisa Silva e Mente Monteiro e coadjuvada pelos secretários, Polo Delgado, Zé Rui de Pina, Tony dos Santos (Pis), Aleandro Lopes e Ju Sança.

"NÓS CABOVERDIANO É MUTO BOM PA JUNTA E AJUDA OTES"

Pawtucket Rhode Island -EUA, 09 Junho 2018

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project