Segundo a Infrpress, a primeira sessão parlamentar deste mês ficou marcada pelo consenso entre os deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e o Movimento para a Democracia (MpD), relativamente à eleição dos órgãos externos à Assembleia Nacional.
Neste sentido, foram eleitos Evandro Rocha e Rosa Carla Vicente como juízes suplentes do Tribunal Constitucional, que mereceu 61 votos a favor dos deputados nacionais, sendo 60 a favor e uma abstenção.
Os quatro cidadãos nacionais Ana Isabel Semedo, António Pedro Silva, Orlada Duarte Ferreira e Silvino Pina Amador para integrarem o Conselho Superior de Magistratura Judicial mereceram 62 votos a favor dos deputados e uma abstenção.
Foram ainda eleitos quatro cidadãos para o Conselho Superior do Ministério Público, Armindo Mendes, Dina Estela Andrade, José Mário Sousa e Raquel Odete Fortes, com 63 votos, sendo 62 a favor e um voto nulo.
Por ultimo, os deputados viabilizaram a eleição dos dois cidadãos para o Conselho de Disciplina e Avaliação dos Juízes do Tribunal de Contas, Artur Jorge Correia e Elias Mendes Monteiro, com 64 votos, sendo 63 votos a favor e uma abstenção.
Segundo ainda a Inforpress, no final da sessão, o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, apelou aos deputados sobre a necessidade de haver o mesmo entendimento relativamente a eleição dos órgãos externos ao parlamento para integrarem a Comissão Nacional de Protecção de Dados(CNPD) e a Autoridade para a Comunicação Social (ARC).