CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Caso de derrube do ’Anjo São Gabriel’ em S. Nicolau: Interrogações sobre razoabilidade do ato do Edil 30 Agosto 2018

O Derrube, há duas semanas, do ’Anjo São Gabriel’, no Miradouro de Rezador em São Nicolau, está a provocar as mais diversas interrogações sobre a razoabilidade do ato do Edil João Silva Morais. Os factos são: o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava mandou demolir uma escultura do anjo São Gabriel, que um artista (Sandro) colocou na localidade do Rezador. Já o cardeal Dom Arlindo lamenta que o presidente não tenha dialogado com as partes antes de partir para o ato irrefletido.

Caso de derrube do ’Anjo São Gabriel’ em S. Nicolau: Interrogações sobre razoabilidade do ato do Edil

O próprio Edil Morais confirmou a sua responsabilidade em entrevista à televisão nacional, no domingo 26, ao fim de dois dias de especulações sobre a autoria do ato que trouxe perturbação à comunidade católica da ilha e do país.

O anterior Edil teria legitimado a obra ao mandar qualificar o espaço. De igual modo, o pároco local terá aprovado a colocação da obra escultórica.

Agora, as justificações pelo presidente da edilidade — de que mandou demolir a obra porque esta não tinha autorização camarária e é preciso “ensinar os munícipes a respeitarem a lei" — estão a ser acompanhadas de questionamentos por cidadãos e autoridades políticas e eclesiásticas.

Igreja Católica condena a medida da Câmara

O cardeal Dom Arlindo lamenta que o presidente não tenha dialogado com as partes antes de partir para o ato irrefletido. O assunto é “delicado” e por isso “qualquer pessoa que tenha responsabilidade devia entrar, antes de mais, em contacto com os protagonistas, que seriam o escultor e as autoridades eclesiásticas, para depois decidir sobre que medida a tomar, no âmbito de uma concertação”, disse Dom Arlindo Furtado em depoimento à Inforpress esta terça-feira, 28.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project