DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Desafios do recém-eleito líder da JPAI-Brockton EUA: Vamos contribuir para a vitória do PAICV nas legislativas e novas políticas públicas para Diáspora cabo-verdiana 05 Fevereiro 2021

Clayton Alves, estudante residente na cidade de Brockton, nos E.U.A, foi eleito presidente da JPAI-Brockton. O jovem de 19 anos nascido em Luzia Nunes, São Filipe – Fogo, foi eleito este fim-de-semana como o líder da juventude tambarina em Brockton, num escrutínio que aconteceu na sede da Associação Cabo-verdiana de Brockton. Contribuir para a vitória do PAICV liderada por Janira Hopffer Almada nas legislativas de 18 de Abril e estar na linha da frente para reivindicar mais políticas públicas para os vários desafios da diáspora cabo-verdiana na cidade Brockton, que afetam sobretudo os jovens, são entre outros principais desafios da liderança de Clayton Alves. Confira mais detalhes na entrevista que se segue.

Desafios do recém-eleito líder da JPAI-Brockton EUA: Vamos contribuir para a vitória do PAICV nas legislativas e novas políticas públicas para Diáspora cabo-verdiana

Como interpreta a sua eleição como líder da JPAI-Brockton?

- Interpreto a nossa eleição como sendo algo de bom para nossa comunidade radicada na cidade de Brockton, em especial para os jovens. Sabendo que, apesar da necessidade, não existia aqui uma estrutura da JPAI – Juventude do PAICV, acredito que a partir de agora poderemos contribuir significativamente para dar uma maior fôlego ao partido aqui, trazendo mais jovens para as fileiras do partido e trazendo uma maior participação política da juventude cabo-verdiana de Brockton.

Aliás, a estruturação da JPAI-Brockton foi o culminar de um processo que iniciou em agosto de 2019 com a visita aos E.U.A do Dr. Fidel Cardoso De Pina, Presidente da Juventude do PAICV, com o propósito, também, de alargar as estruturas da organização pela diáspora, por forma que os jovens da diáspora possam dar o seu contributo ao partido e ao país. Acompanhei com entusiasmo e curiosidade nessa altura a agenda da JPAI aqui nos E.U.A. Isso fez aumentar o meu interesse pela política. Decidi desde então disponibilizar-me para dar o meu contributo, entrando para as fileiras da organização e fazendo política partidarizada. Assim, acredito que a nossa iniciativa é um ganho para o partido, para a nossa diáspora em Brockton e assim como para o país. Por outro lado, também acredito que esta nossa iniciativa poderia ter sido assumida por qualquer outro jovem ou outros jovens com interesse em dar o seu contributo para o partido e para Cabo Verde. O meu apelo vai no sentido para que outros jovens da nossa imensa diáspora também participem, mais ativamente, na vida política do país.

Quais serão os principais desafios da sua liderança?

- Um dos grandes objetivos que nós temos pela frente é manter-nos dinâmicos, à semelhança da direção nacional que vem fazendo um grande combate para mais e melhores oportunidades para a juventude cabo-verdiana. Assim, pretendemos de igual modo estar na linha da frente, em estreita articulação com a direção nacional, para reivindicar mais políticas públicas para os vários desafios na nossa diáspora na cidade Brockton que afetam em grande maioria, nós os mais jovens. Por outro lado, queremos mobilizar mais jovens para participarem ativamente nossos assuntos referentes à vida política cabo-verdiana; pretendemos criar uma boa relação com as demais organizações juvenis sediadas em Brockton e em Cabo Verde, bem como criar espaços para debater sobre o contributo que a juventude cabo-verdiana na diáspora americana pode dar ao nosso país.

Como a JPAI vai trabalhar para ajudar o PAICV nas legislativas de 2021 nos EUA??

- A JPAI-Brockton irá certamente dar um grande contributo e o seu melhor para as próximas eleições legislativas. Estamos já a trabalhar com a direção nacional da JPAI e o partido em Brockton e tudo faremos para que o PAICV saia vitoriosos dessas eleições. Vamos continuar a trabalhar incansavelmente no recenseamento eleitoral; vamos continuar a motivar os jovens para participarem e exercerem o seu direito de voto no dia 18 de abril e continuaremos a partilhar a visão e os projetos do PAICV para os jovens cabo-verdianos de Brockton. Acreditamos que Cabo Verde, liderado pela Dra. Janira Hopffer Almada, será um grande ganho que irá trazer melhorias para a vida dos cabo-verdianos no país e na diáspora.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project