REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Descoberto anticorpo contra o coronavírus mais poderoso do que qualquer outro 30 Outubro 2020

Anticorpo em questão designa-se por CV30, é uma proteína em forma de Y e é 530 vezes mais potente.

Descoberto anticorpo contra o coronavírus mais poderoso do que qualquer outro

Foi descoberto um anticorpo contra o coronavírus mais poderoso do que qualquer outro identificado até ao momento. A informação foi esta terça-feira divulgada na revista académica Nature Communications.

Os cientistas do Centro de Investigação de Cancro Fred Hutchinson de Seattle (EUA) conseguiram isolar este anticorpo, no meio de tantos outros, a partir de uma amostra de sangue de um paciente de Washington, que sobreviveu à Covid-19.

O anticorpo em questão designa-se por CV30, é uma proteína em forma de Y e é 530 vezes mais potente do que qualquer outro referenciado anteriormente. O CV30 interfere na superfície dos ’espinhos’ do vírus, fazendo com que partes destes se partam.

Pancera e Nicholas Hulburt, investigadores do Centro, já conseguiram entretanto mapear a sua estrutura molecular, tendo sido geradas por computador imagens 3D.

"O nosso estudo mostra que este anticorpo neutraliza o vírus através de dois mecanismos. Um é que este se sobrepõe ao alvo do vírus nas células humanas, o outro é que induz a libertação ou dissociação de parte dos ’espinhos’ do resto", disse Pancera à Nature Communications.

A equipa de investigadores espera que a proteína que descobriram possa ser útil no tratamento da Covid-19, até porque o mecanismo da maioria das vacinas contra a doença baseia-se na estimulação e treino do sistema imunitário para produzir anticorpos contra o coronavírus, que o reconhecem como ’ameaça’ e o neutralizam antes da infeção se instalar. Para tal, o anticorpo precisa de ser testado em laboratório e só depois em humanos.

"É muito cedo para dizer como ele pode ser bom", rematou Pancera. Fonte; Correio de Manhã/Fotos:Getty Images

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project