AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santiago Norte: 17 candidatos disputam as autárquicas de 2020 em Santiago Norte 08 Outubro 2020

Em Santiago Norte, estas eleições prometem ser renhidas com 17 candidatos, no total, a perfilarem-se nos seis municípios da região. A abertura oficial da campanha eleitoral arrancou já, esta quinta-feira, 08. Face às limitações impostas derivado ao contexto pandémico do COVID-19, os partidos parecem privilegiar as ações porta-a-porta e outros contatos individuais para fazerem chegar mensagens ao eleitorado.

Santiago Norte: 17 candidatos disputam as autárquicas de 2020 em Santiago Norte

Para a região de Santiago Norte, concorrem para o cargo de presidente das Câmaras Municipais, 17 candidatos para seis concelhos (Tarrafal, Santa Catarina, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel, Santa Cruz e São Salvador do Mundo).

Tarrafal com maior número de concorrentes

Na região mais a norte da ilha concorrem os candidatos José dos Reis (PAICV), Celso Ribeiro (MpD), Roberto Duarte (Independente), Cláudia Sousa (Independente) e Domingos Semedo (Independente).

Celso Ribeiro (MpD) é o candidato da continuidade com aposta no desenvolvimento do setor primário e criação de empregos. Em entrevista ao Asemanaonline, este promete alavancar o desenvolvimento do Concelho, com foco na dinamização e criação do emprego, pesca, agricultura, turismo, cultura e pecuária. Tem ainda, como prioridade, a criação de parcerias entre o público e o privado, com objetivo de promover e criar oportunidades de rendimento para as famílias, garantindo assim, a sustentabilidade do município.

Educação, formação profissional e saúde são outros setores de atividade prioritários da referida plataforma.

Já o candidato do PAICV, José dos Reis, considera que sua candidatura é uma alternativa para as comunidades e famílias do Concelho do Tarrafal. Para isso, promete fazer tudo aquilo que o MpD não fez durante os 28 anos de governação local.

“Nossas prioridades apontam para a criação do emprego e rendimento para as famílias, com base na promoção e no desenvolvimento das atividades do setor primário, nomeadamente agricultura, pecuária e pesca. Sem destacar o turismo, como fonte essencial para a criação de emprego e rendimentos às famílias locais”, mostra, acrescentando que prioriza ainda, a mobilização de água para agricultura, criação de micro e pequenas empresas para a transformação de produtos hortícolas.

Conforme Reis, para o primeiro dia de campanha eleitoral, sua equipa pretende desfilar pelas ruas de Chão Bom e Centro do Tarrafal, para a transmitir mensagens de mudança e apresentar a sua plataforma eleitoral às comunidades locais.

Com os restantes candidatos foi impossível de chagar à fala neste momento de arranque da campanha eleitoral - o jornal promete retomar os contatos com os mesmos nas próximas edições.

Santa Catarina: Maioria absoluta ou geringonça

Nesta maior município de Santiago Norte, são candidatos à Câmara Armindo Freitas (PAICV), José Alves Fernandes (MpD), Félix Cardoso (Grupo independente) e Nieida Teresa Rompão (UCID). Foram em vão os esforços deste jornal para obter ou conhecer a agenda do primeiro dia da campanha dos concorrentes referidos.

Conforme apurou o Asemanaonline, as disputas prometem ser renhidas, com a formação independente a almejar poder ou funcionar como o elemento fundamental de equilíbrio - não está posta de parte uma maioria simples ou relativa da equipa cessante ou do PAICV e/ou ainda uma geringonça com as forças na oposição.

Santa Cruz: Disputa a dois

Em Santa Cruz disputam ao cargo da presidência da CM, os candidatos Carlos Silva (PAICV) e Pedro Alexandre Rocha (MpD). As candidaturas não forneceram a agenda da campanha, apesar dos contatos feitos neste sentido e outros que foram em vão. Enquanto o MpD aposta na mudança, a equipa do Edil Carlos Silva anuncia estar confiante na vitória, diante dos vários projetos de desenvolvimento já realizados.

São Miguel: Mudança ou continuidade

João Carvalho representa o PAICV na disputa com Herminio Fernandes que concorre à reeleição pelo MpD.

A formação tambarina aposta numa mudança da equipa chefiada pelo edil cessante, cuja gestão ficou marcada com o alegado escândalo da compra do viatura pessoal de marca BMW, que custou mais de 6 mil contos ao cofre do município.

Mas Herminio Fernandes mostra-se tranquilo, apostando, segundo deixou entender no debate na RCV, no trabalho realizado, com destaque para a infraestruturação e a requalificação urbana de São Miguel.

São Salvador do Mundo e aposta na renovação

Neste concelho, o PAICV concorre com João Alberto Barros, e o MpD com o candidato da situação, Ângelo Vaz. O concorrente da oposição critica o fraco desempenho do atual executivo e anuncia concorrer e ganhar a Câmara, apostando na renovação com forte programa para o desenvolvimento local focado nos sectores da agricultura, pecuária e turismo local.

Já Ângelo Vaz considera ter feito uma boa gestão da autarquia, traduzida na implementação de vários projetos no concelho. Por isso, refuta as criticas da oposição, perspetivando renovar o mandato com maioria absoluta. Promete, se for reeleito, priorizar o acesso à água naquele município do interior de Santiago, além do desencravamento das localidades e da habitação social.

São Lourenço dos Órgãos: Disputa acirrada para mudança

António Fernandes é o eleito do partido tambarina para disputar as eleições com o edil cessante e candidato à reeleição, Carlos Vasconcelos.

Conforme informações recolhidas, tudo indica que a disputa vai ser acirrada, com o Fernandes a tentar a provocar mudança na Câmara. Tudo face aos vários protestos realizados no concelho contra a atual gestão camarária, fortemente contestada.

Mas o Edil ventoinha tem uma leitura contrária e já anunciou trabalhar para renovar o mandato no pleito do próximo dia 25.

De realçar que, não obstante as várias tentativas, via telefone, o Asemanaonline não conseguiu recolher dados sobre a agenda do primeiro dia da campanha destes e dos outros concorrentes às autárquicas de 2020 para a região norte de Santiago. Fica, no entanto, o compromisso de trazer tais informações nas próximos edições deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project