BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia Internacional de Combate à Corrupção: ONU apela para combate ao fenómeno 11 Dezembro 2019

Em comemoração ao dia internacional de combate à corrupção, que se assinala nesta segunda-feira, 9, a Organização das Nações Unidas (ONU) faz um apelo para que as pessoas, em todo mundo, se juntem a uma campanha mundial para se concretizar sobre a corrupção e agirem contra esse crime.

Dia Internacional de Combate à Corrupção: ONU apela para combate ao fenómeno

Em comunicado, pelo quarto ano consecutivo, o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) e o programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), fazem este apelo para que as pessoas em todo o mundo se juntem à campanha mundial “Unidos contra Corrupção”, que este ano tem três focos, como um impedimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Youth For Justice liderando a mudança e Unidos Contra a Corrupção.

“A corrupção afeta as pessoas em suas vidas diárias. Isso as impede de aceder aos recursos e oportunidades. Afeta a confiança nas instituições públicas e compromete o contrato social. Ao fazer isso, a corrupção frustra nossas tentativas de construir um mundo melhor”, acentua o diretor executivo do ONUDC, Yuri Fedotov.

Este afirmou ainda que, ao entrar em uma década de ações ambiciosas para alcançar ,antecipadamente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), intensificar os esforços para erradicar a corrupção e promover a boa governação é essencial cumprir a promessa global de não deixar ninguém para trás. “Vencer a luta contra a corrupção é criar as condições necessárias para combater efetivamente a pobreza e as desigualdades decorrentes dela”, acrescenta.

Yuri Fedotov ressalta, por outro lado, que “não podemos permitir que a corrupção ameace nosso futuro, permanecendo unidos contra a corrupção, defendemos a justiça, protegendo o Estado de direito e aumentando as chances de que a prosperidade em nossas sociedades possa ser desfrutada por todos.”

De relembrar que o Dia Internacional contra Corrupção, celebrado a 09 de Dezembro, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003, quando foi assinada a convenção das Nações Unidas contra corrupção, que entrou em vigor em 2005. A data tem como objetivo consciencializar as pessoas acerca do que é corrupção e quais as consequências desse crime.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project