REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia Mundial da Água — Outra coisa são as águas 22 Mar�o 2021

O vigésimo-nono Dia Mundial da Água — em 22 de março, como instituído pela ONU — é também a primeira celebração da fonte vital a ser constrangida pelas leis draconianas ditadas pela ameaça do coronavírus.

Dia Mundial da Água — Outra coisa são as águas

O Dia Mundial da Água é desde 1993 comemorado em 22 de março. A instituição da data tem o objetivo, diz a ONU, de "alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas da Terra".

A celebração este ano decorre sob a lei do flagelo da Covid. A pandemia que retirou a muitas populações pelo mundo um dos prazeres partilhados pela humanidade que é o da romaria coletiva às cachoeiras.

Este ano, uma foto de um grupo é partilhada por um nostálgico dos banhos da sua juvenilidade, quando despenhava sobre a meninada a água vinda do alto. Elevação de duzentos metros ou um ciclópico rochedo que era a parte visível de uma montanha de mais de mil metros, o que importa é que esse alto era a fonte do puro prazer.

É a foto da esquerda que é dada como referente a Cachoeiras, próxima de São Jorge dos Órgãos, interior de Santiago, Cabo Verde. Há indícios na própria imagem que apontam que não. Confirma-se a negativa, numa busca pela e-enciclopédia.

Mas na mais feliz memória corre à solta a imagem de poster de um despenhadeiro — hoje em definitivo seco por obra da reorganização dos recursos hídricos ou por efeito da inexorável mudança climática, muito menos andrógena do que muitos dizem ou quereriam.

Tanta água a correr livre despencando de despenhadeiros da mais montanhosa das ilhas sempre que estas tenham sido abençoadas com a recarga proveniente de nascentes ou de fontes pluviais.

"Tanta água" na nostalgia da Djula, que não se conformava com essa décalage entre a água livre e a água domesticada, na metrópole do seu exílio sempre que lhe chegava uma fatura da EPAL, Companhia das Águas. Água sim, águas não.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project