AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia Mundial da Árvore: ADAD desafia Governo e sociedade civil a apostarem na plantação de árvores 20 Mar�o 2022

O presidente da ADAD, Januário Nascimento, lançou hoje um apelo ao Governo e à sociedade civil, no sentido de apostarem mais na plantação de árvores, tendo em conta o contexto de insegurança alimentar que o mundo enfrenta.

Dia Mundial da Árvore: ADAD desafia Governo e sociedade civil a apostarem na plantação de árvores

A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento, através do seu presidente, Januário Nascimento, fez este apelo, em declarações à inforpress, a propósito do Dia Mundial da Árvore, e da Floresta, comemorado em 21 de Março.

Para este dia, esta associação ambiental aproveita para chamar a atenção para os grandes problemas que o mundo está a enfrentar, decorrente da guerra, afirmando que é preciso, antes de mais, ter muita paz, para o envolvimento das comunidades.

“No quadro do projecto agricultura e insegurança alimentar temos plantado muitas árvores, damos atenção à plantação de árvores, porque o mundo enfrenta muitos problemas derivados a este problema, e neste momento não se pode dar ao luxo de se plantar qualquer árvore utilizando a pouca água que existe”, argumentou.

Deste modo, informou, a ADAD tem priorizado a plantação de árvores frutíferas, como mangueiras, abacates, nas escolas, tendo já contribuído para a construção de 25 hortos em todo o país, dando atenção ao cuidado às florestas, que devido à seca tem-se registado grande perda de árvores.

“Então para compensar esta perda é preciso plantar mais árvores, por isso, lançamos um apelo muito forte ao Governo de Cabo Verde e às organizações da sociedade civil, para apoiarem a plantação de árvores, que é um desafio nacional e internacional”, assinalou.

O lema deste ano é “Florestas, consumo e produções sustentáveis” e a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento vai assinalar o dia com campanha de plantação de árvores em parceria com a Câmara Municipal da Praia, no bairro de Ponta D’Água, com palestra nas escolas, aproveitando a ocasião ainda para acções de sensibilização para a plantação de árvores.

“Há que também mobilizar a água, mas também é preciso encontrar soluções inovadoras para a plantação”, frisou.

Para o mês de Junho, o presidente da ADAD avançou que está prevista a realização de uma grande campanha de plantação a nível nacional.

Por outro lado, informou que vai participar de 21 a 26 deste mês, num fórum mundial de água a acontecer em Dakar, no âmbito do Dia Mundial da Água, 22 de Março.

O Dia Mundial da Árvore e da Floresta celebra-se anualmente a 21 de Março. Neste dia decorrem várias acções de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objectivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project