INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia Mundial da Segurança Alimentar será marcada com a discussão do tema: "Alimentos seguros agora para um amanhã saudável" 04 Junho 2021

Para o “Dia Mundial da Segurança Alimentar”, que se assinala anualmente a 07 de Junho, este ano a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Secretariado do Codex realizarão uma discussão online com os cientistas chefes,Ismahane Elouafi e Soumya Swaminathan, para destacar o papel “importante” que a ciência desempenha para manter os alimentos seguros, agora e no futuro. O evento será aberto com mensagens do Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu, e do Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Dia Mundial da Segurança Alimentar será marcada com a discussão do tema:

Conforme uma nota enviada a este diário digital pelo Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), os dois cientistas chefes vão debruçar-se sobre a base científica das iniciativas de segurança alimentar das duas organizações internacionais, com destaque para a importância do tema do Dia Mundial da Segurança Alimentar deste ano: “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”.

A Elouafi (FAO) e a Swaminathan (OMS) sublinharão algumas das políticas de apoio com base científica, orientação técnica e atividades de desenvolvimento de capacidades que estão a fazer a diferença nos países Membros. Também, conforme a nota, responderão as perguntas do público.

Elouafi foi nomeada a primeira Cientista Chefe da FAO após a criação da função pelo Diretor Geral da organização, QU Dongyu, em Setembro de 2020. Já ocupou vários cargos de alto nível em organizações internacionais de pesquisa e também foi membro de várias estratégias painéis de especialistas e grupos consultivos científicos. Também, é conhecida internacionalmente, pela sua defesa de colheitas negligenciadas e subutilizadas e pelo seu apoio vocal para o empoderamento das mulheres na ciência.

Já Swaminathan formou-se como pediatra e tem três décadas de experiência em pesquisa e atendimento clínico, com ênfase em tuberculose e HIV. Ocupou cargos de “alto nível” dentro do Governo da Índia, bem como atuou em órgãos consultivos globais, incluindo o Painel de Especialistas da OMS para Revisão da Estratégia Global e Plano de Ação em Saúde Pública. Ela assumiu essa função após um período como Diretora Geral Adjunta de Programas da OMS.

“Os sucessos dos defensores da segurança alimentar de todo o mundo serão apresentados para demonstrar as várias maneiras de como as pessoas de diferentes setores lidam com as questões locais de segurança alimentar”, lê-se no comunicado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project