CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia Mundial do Vegetarianismo celebra-se hoje 01 Outubro 2012

O Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (vaca, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de lacticínios e/ou ovos.

Dia Mundial do Vegetarianismo celebra-se hoje

Muitas pessoas hoje em dia optam por se tornarem vegetarianas. E para agradar esse grupo de pessoas que a cada dia cresce mais, foram criadas diversas receitas vegetarianas, que são uma delícia e podem ser provadas até mesmo por quem não é vegetariano.

As receitas vegetarianas contam com ingredientes deliciosos que podem ser encontrados em vários supermercados, apenas não contam com derivados de animais e tem alguns ingredientes substituídos. Geralmente quem é vegetariano defende essa opção dizendo que se trata de um estilo de vida mais saudável.

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Vegetarianismo e o asemanaonline preparou para si, que é vegetariano, ou até mesmo para quem não é, estas deliciosas receitas vegetarianas.

Vale a pena experimentá-las.

SALADA COLORIDA

Ingredientes:

1 cabeça de alhos; 3 pimentos verdes; 2 cenouras; 1 beterraba; azeite q.b.; sumo de limão q.b.; manjericão seco q.b.;

Preparação:

Assa os pimentos e a cabeça de alhos. Entretanto rala as cenouras e a beterraba. Tempera com azeite e sumo de limão. Junta as folhas de manjericão e as sementes de sésamo. Adiciona os pimentos e os alhos assados, sem pele e cortados aos bocadinhos.

SALADA TROPICAL

Ingredientes:

1 ananás; 1 manga; 16 bagos de uva; 1 pêra; alface q.b.; 2 ou 3 colheres de óleo de avelã; 1/2 colher de azeite de sésamo; sumo de uma laranja pequena; sal q.b.; salsa picada q.b.
Preparação:
Lava e corta as peças de fruta. Junta alface. Junta os restantes ingredientes, mexe bem o molho. Rega a salada com o molho e polvilha com salsa picada.

SOPA DE SALSA E ALFACE

Ingredientes:

1 alface; 1 molho de salsa; 1 alho-francês; sal marinho q.b.; óleo de amendoim/azeite q.b.; 2,5 l água

Preparação:

Depois de lavados e cortados, coloca todos os ingredientes em cerca de 2,5 l de água a ferver e deixa cozinhar durante cerca de 10 a 15 minutos. No final, adiciona o azeite ou óleo e serve.

SOPA DE BATATA-DOCE COM ABÓBORA

Ingredientes:

1 kg de batata-doce; 1 kg de abóbora; 3 cenouras; 3 cebolas; 1 colher de sopa de azeite; ervas aromáticas (cebolinho, coentros, hortelã) q.b.; amêndoas q.b.

Preparação:

Lava bem os legumes e corta-os em pedaços. Coze durante 20 a 30 minutos. Reduz a puré e, já fora do lume, tempera com 1 colher de sopa de azeite, ervas aromáticas e amêndoas torradas numa frigideira (sem queimar).

LASANHA DE COGUMELOS

Ingredientes:

1 cebola picada; 2 dentes de alho; 1 cenoura picada; 250 g de cogumelos laminados; 50g de tomate pelado, picado; 2 folhas de louro; 1 dl de vinho branco; 3 colheres de sopa de azeite; sal e pimenta qb; molho bechamel; queijo ralado

Preparação:

Alourar em azeite a cebola, o alho e a cenoura, juntar os cogumelos. Adicionar o tomate pelado e o louro, temperar de sal e pimenta, regar com o vinho branco e deixar refogar em lume brando.
Junte ao preparado uma parte do molho bechamel, misturar bem e deixar levantar fervura.

Cobrir o fundo de um tabuleiro com um pouco de recheio preparado e dispor sobre ele uma camada e folhas de lasanha. Dispor sobre a massa uma nova camada de recheio. Repetir até esgotar o recheio. A última camada deve ser de massa.
Cobrir por fim com o restante molho bechamel, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 30 minutos.

OMOLETE DE COURGETTES (ABOBRINHA)

Ingredientes:

6 ovos; 2 courgette(s); 1 dente(s) de alho picado(s); 2 c. sopa azeite; 2 c. sopa natas; 2 c. sopa queijo parmesão ralado; 60 g manteiga; q.b. sal e pimenta

Preparação:

Retiram-se as pontas das courgettes e cortam-se em rodelas finas, coloca-se metade do azeite e da manteiga numa frigideira e aquece-se até a manteiga derreter, juntam-se as courgettes e salteiam-se até ficarem douradas. Junta-se o alho picado. Retiram-se as courgettes e colocam-se em papel absorvente, batem-se os ovos com as natas, o sal e pimenta. Volta a aquecer-se a frigideira, junta-se o azeite e a manteiga restante e depois os ovos. 6. Cozinha-se a omelete em lume brando, quando os ovos estiverem um pouco cozidos dispõem-se as courgettes por cima de forma a cobri-los. Deixa-se cozinhar mais alguns minutos, retira-se do lume e polvilha-se com o queijo, serve-se imediatamente acompanhada com uma boa salada mista.

PAVÊ DE BATATA COM CREME DE ESPINAFRE

Ingredientes:

4 batatas médias; 5 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 maço médio de espinafre; 2 dentes de alho amassados; 4 ovos; 1 chávena (chá) de leite; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 chávena (chá) de queijo ralado; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparação:

Lave as batatas e leve ao fogo numa panela com 1 litro de água e 2 colheres (chá) de sal. Cozinhe por 30 minutos, ou até ficarem macias. Retire do fogo, escorra a água, descasque as batatas e pique-as em rodelas de 1 cm. Tempere com sal, pimenta-do-reino e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Misture com cuidado e reserve.

Ligue o forno à temperatura média. Limpe e lave o espinafre, separe as folhas e os talos mais macios e coloque numa panela. Regue com 4 colheres (sopa) de água, tampe a panela e leve ao fogo baixo por 5 minutos, ou até ficar macio. Retire do fogo, esprema bem o espinafre, extraindo o máximo de líquido. Pique-o finamente, coloque numa tigela e reserve.

Em outra tigela, coloque 2 ovos, o leite, a farinha, 2 colheres (sopa) de azeite e o sal. Bata com um batedor manual por 1 minuto, ou até ficar homogéneo. Junte essa mistura ao espinafre e mexa bem. Com o azeite de oliva restante, unte uma assadeira refratária de 20 cm x 20 cm. Coloque as batatas e o creme de espinafre. Reserve.
Separe as claras das gemas dos ovos restantes e bata-as na batedeira por 2 minutos, ou até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte as gemas e o sal e bata por mais 2 minutos. Espalhe sobre o creme de espinafre e distribua o queijo.
Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar a superfície. Retire do forno e sirva.

BOLINHOS DE FEIJÃO

Ingredientes:

250 g de feijão cozido (pode ser feijão frade, preto, branco, vermelho); 250 g de pão ralado
azeite q.b.; noz moscada q.b.; orégãos q.b.

Preparação:

Mistura todos os ingredientes e amassa bem até conseguir uma boa consistência que permita formar pequenas bolas com as mãos. Se necessário, adiciona mais azeite ou pão ralado.
Coloca num tabuleiro e leva ao forno a 180º C durante 15 a 20 minutos. Está pronto a servir.

BOLO DE BANANA VEGETARIANA

Ingredientes:

Massa

2 chávenas de farinha de trigo branca; 2 colheres de sopa de fermento em pó; 1 colher de sopa de canela em pó; 1 colher de chá de sal; 1/2 chávena de açúcar mascavado; 2 chávenas de água; 1/2 chávena de açúcar mascavado; 2 chávenas de água.

Recheio

10 bananas; 1/2 chávena de açúcar mascavado; 3 colheres de sopa de água

Preparação

Para o recheio, derrete o açúcar com a água numa panela. Assim que estiver totalmente derretido e mole coloca as bananas cortadas às rodelas. Mexe bem esse doce e deixa-o em lume brando durante 5 minutos com a panela destapada. Reserva o doce. Bate todos os ingredientes (menos o fermento) na batedeira. Assim que estiver bem batido mistura levemente (fora da batedeira) o fermento. Unta uma forma grande e redonda com óleo. No fundo coloca o recheio e despeja a massa por cima. Assa em forno médio aproximadamente 1 hora.

ARROZ DOCE VEGANO

Ingredientes

150 g de arroz branco; 1 l de leite de soja; 1/2 l de água
1 chávena de mel de arroz ou outro adoçante; casca de 1 limão; 2 paus de canela
1 pitada de sal; 1 colher de chá de essência de baunilha; canela em pó q.b.

Preparação:

Leva ao lume o leite de soja, a água, a casca de limão os paus de canela, o sal e a baunilha. Deixa ferver e adiciona o arroz. Depois de levantar fervura, baixa o lume e deixa cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos. Adiciona o mel de arroz, mexe e deixa ao lume mais 10 a 15 minutos. Se estiver muito líquido, engrossa com um pouco de maisena diluída num pouco de água fria. Serve enfeitado com canela em pó.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project