REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia da Vitória — 8 de maio de 1945: peripécias sobre quem e quando 08 Maio 2020

A celebração do fim da Segunda Guerra na Europa, este oito de maio, acontece no meio de uma impensável pandemia que pôs mais de metade do mundo em confinamento. Enquanto os líderes da França, Alemanha e Reino Unido depunham coroas de flores, o povo ficou em casa no septuagésimo-quinto aniversário do Dia da Vitória, antecedido da assinatura em Berlim do documento que formalizava a rendição alemã. Pelo meio houve peripécias sobre o quem e o quando: Churchill, Truman e Staline tinham concertado o anúncio da rendição alemã, mas receavam que De Gaulle se lhes antecipasse em algumas horas.

Dia da Vitória — 8 de maio de 1945: peripécias sobre quem e quando

Em Paris e Londres, em Washington, mas também em Berlim, celebra-se hoje esse oito de maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Onze meses antes desse Dia da Vitória acontecia o famoso "Dia D", 6 de junho de 1944, em que ficou claro que Hitler "não vai ganhar a guerra" e "a vitória será dos Aliados", como cantou no Mindelo o B.Leza.

O primeiro Dia da Vitória foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde o rei Jorge VI e consorte acompanhados do primeiro-ministro Churchill saudavam a multidão — mais de um milhão de pessoas em frente ao Palácio de Buckingham a festejarem o fim da guerra na Europa.

Nos Estados Unidos, o presidente Harry Truman, que fazia 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt, falecido pouco antes, em 12 de abril.

Era a libertação, mas a penúria iria acompanhar a vida na Europa, com reflexos em Cabo Verde. Durante uma série de anos, os racionamentos de comida e vestuário na Europa tão próxima repercutiam-se aqui, a mais de quatro mil quilómetros.

...
Fontes: Históricas/Le Monde/DW/ WP/The Times. Fotos: Junto ao monumento Nova Era, que marca a Alemanha reconstruída, Angela Merkel e o presidente Frank-Walter Steinmeier depõem flores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement