ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dia do Município da Praia: José Maria Neves pede aos autarcas que privilegiem o diálogo 19 Maio 2022

O Presidente da República, José Maria Neves, pediu hoje aos autarcas que privilegiem o diálogo, a confrontação e a contraposição, sublinhando que os diferendos que têm ocorrido em alguns municípios devem ser tratados como base de interesses comuns.

Dia do Município da Praia: José Maria Neves pede aos autarcas que privilegiem o diálogo

Ao presidir a sessão solene comemorativa da Assembleia Municipal da Praia, para assinalar o Dia do Município, o chefe de Estado disse que os autarcas são e devem ser sempre cidadãos com elevado sentido de responsabilidade em prol do bem comum e comprometidos com a defesa dos valores comuns na base de uma “incessante” procura pelo consenso.

“O poder local é um poder próximo da cidadania, e talvez, mais exposto e influenciado pelos antagonismos da sociedade de onde emana. Mas há que privilegiar o dialogo, a confrontação e a contraposição “, defendeu.

“Os diferendos que têm ocorrido em alguns municípios, naturais em democracia, devem ser tratados na base de interesses comuns dos respectivos municípios, do respeito mútuo da busca de pontes de entendimento, em conformidade com lei e com o direito”, recomendou.

O Presidente da República acrescentou que há que haver uma capacidade de articulação e de integração respondendo assim às expectativas dos munícipes.

Sem fazer referência à situação que conflito que se vive, actualmente no município na Praia, José Maria Neves apresentou a sua total disponibilidade e colaboração institucional do Presidente da República, para dentro do quadro político ajudar a encontrar entendimentos com vista à restauração de relações de confiança, visando o bem de todos os munícipes e o bem de Cabo Verde.

O chefe Estado salientou que a Cidade da Praia, capital de Cabo Verde e o maior centro de País, enfrenta problemas e desafios relacionados com o seu rápido crescimento.

Neste sentido reconheceu que a falta de planeamento, os assentamentos espontâneos, a elevada taxa de desemprego, principalmente da população jovem, a pobreza e a persistente violência urbana vêm afectando negativamente o dia-a-dia dos praienses.

Apesar dos constrangimentos considera que a Praia continua atractiva para os nacionais e estrangeiros e com energia e vontade indomável de ultrapassar os obstáculos.

Por isso reiterou que, das autoridades, a cidade espera um consenso mínimo com vista à materialização dos seus grandes desígnios que são a modernidade, a prosperidade a inclusão e a criação de oportunidades.

Reclamou também dos cidadãos um pouco de cidadania municipal e de urbanidade.

“Não é que esses problemas sejam exclusivos desta urbe, mas por demandarem por atenção cuidada, já que a Praia é a capital de Cabo Verde, e porque é o maior centro económico, social e cultural do País e merece de todos a partilha de responsabilidades”, explicou.

José Maria Neves desafiou as autoridades municipais a continuarem a investir nos bairros, na requalificação urbana, na toponímia tornado os espaços cada vez mais acolhedores e agradáveis para ser viver, inclusivo, saudáveis e seguros.

“Quanto mais se investir no planeamento, no urbanismo e na habitação condigna, e se conseguir uma certa dinâmica de crescimento, maiores serão os ganhos na promoção da urbanidade do civismo, no combate à exclusão, à marginalidade e à delinquência”, notou.

Entretanto, sublinhou que esta empreitada requer uma forte cooperação institucional, uma parceria entre o Governo e o Município e o engajamento de todos, tendo em vista o desenvolvimento que a Praia deseja e merece.

19 de Maio foi instituído Dia do Município da Praia num símbolo da resistência colonial em alusão à manifestação, liderada em 1974, por um grupo de cidadãos praienses (jovens), no Plateau, contra o regime colonial, tendo sofrido represálias da tropa portuguesa. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project