Segundo uma nota de imprensa remetida ao ASemanaonline, “Boita e Raboita des Mundo” já tinha sido apresentado em Cabo Verde no final de 2022. E chegou também aos EUA, onde teve apresentações públicas em New Bedford (28 abril), Pawtucket (29 de abril) e Brockton (30 de abril).
A mesma fonte informa que este novo filme irá comparar, de forma simples e cómica, a antiga sociedade cabo-verdiana e a atual, com a avaliação do “antes” e do “depois”, pondo na balança as dificuldades, os desafios existentes em cada época, mas também os valores, os exemplos, as conquistas, e as mudanças que ocorreram, umas boas, outras nem tanto.
Serão abordadas também através da dramatização, temas referentes à sociedade cabo-verdiana, principalmente tendo em conta a atual conjuntura, não só mundial, com a crise económica resultante da COVID-19 e da guerra na Ucrânia, mas também nacional, agravada pelas sucessivas secas e que contribui para o agravamento da tensão social.
“Boita e Raboita des Mundo”, conforme informações avançadas, pretende homenagear o ator Gustavo da Moura, mais conhecido por Toty, membro do grupo de teatro Tikai, falecido em 2022, e que participou na peça original, apresentada em 2001, no Festival Mindelact.
A partir de 11 de maio, o grupo teatral estará em Portugal não só para apresentações do filme “Boita e Raboita des Mundo”, mas também atuações ao vivo da peça teatral “Filho Pródigo” para a comunidade cabo-verdiana residente no país.