INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dinamarca-Regente Frederik: Margrethe II hospitalizada para cirurgia "séria" — Mãe dos príncipes sem títulos fala à imprensa 22 Fevereiro 2023

A rainha da Dinamarca entrou hoje no principal hospital de Copenhaga, para uma cirurgia às costas e o príncipe real Frederik passa a regente. Em entrevista ao online ’Paris Match’ ontem, a princesa Marie consorte do príncipe Joachim — filho mais novo de Margrethe II que retirou a quatro netos os títulos de príncipes da Dinamarca — desmentiu que a família do secundogénito pretenda instalar-se nos Estados Unidos.

Dinamarca-Regente Frederik: Margrethe II hospitalizada para cirurgia

O impedimento da rainha Margrethe leva o príncipe real Frederik a ocupar o trono a partir de hoje 22. Há cinco meses, viu-se a princesa real Mary a substituir o marido regente dado que as duas figuras cimeiras do Estado dinamarquês se ausentaram para o funeral de Isabel II.

A rainha mais idosa da Europa, como destaca a imprensa por ocasião desta hospitalização para fazer uma cirurgia às costas, obtém hoje a aprovação de mais de 80 por cento dos seus súbditos.

Esta grande maioria de apoiantes da monarquia leva-a a afirmar: "Vou ficar no trono até cair dele", diz Margrethe II no trono dinamarquês desde janeiro de 1972.

Segundo o comunicado da Casa Real, a rainha Margrethe "desde há muito tempo sofre com as dores nas costas, que ultimamente pioraram". Durante a sua permanência no Rigshospitalet, o hospital principal de Copenhaga, onde vai realizar uma cirurgia "séria" seguida de "longa fase de reabilitação, a monarca irá ser substituída pelo príncipe real Frederik, de 54 anos.

Entretanto, por ocasião desta hospitalização, anunciada há duas semanas, a imprensa local revela que a soberana continua aos 82 anos a ser uma "fumadora inveterada". Isto não obstante uma trombose moderada que sofreu nos anos de 1990, na casa dos 50 anos de idade.

Os problemas de saúde da rainha Margrethe têm sido notícia, a mais recente poucos dias depois do seu regresso das exéquias da prima em Londres Alerta Covid: Rainha da Dinamarca presente no enterro da Rainha Isabel II testa "positivo", 22.set.022.

Mãe dos príncipes sem títulos fala à imprensa

Em entrevista ao online ’Paris Match’ ontem, a princesa Marie consorte do príncipe Joachim — filho mais novo de Margrethe II que retirou a quatro netos os títulos de príncipes da Dinamarca — desmentiu que a família do secundogénito pretenda instalar-se nos Estados Unidos.

Nomeada em 2019 "representante da cultura dinamarquesa em Paris", a princesa Marie, a segunda esposa do filho segundo Joachim, voltou a falar da família, para desmentir os rumores de que quatro anos depois do seu discretíssimo Dinamarkexit, iam mudar-se para os Estados Unidos.

Reino da Dinamarca. Passado e presentes desafios do século XXI

A monarquia dinamarquesa não escapa à onda de reivindicações por indemnização aos africanos vítimas do colonialismo e esclavagismo.

Este país escandinavo iniciou o tráfico de escravos em 1733 a partir do reino do Gana onde africanos eram dirigidos para explorações agrícolas nas Índias Ocidentais sob administração do reino da Dinamarca.

Putin: "os olhos mais frios que já encontrei". Em entrevista à imprensa local, a rainha Margrethe lembrou a impressão "nada positiva" que retém dos seus encontros com o presidente russo Vladimir Putin, em 2011 e 2014.

"Recordo ter ficado com a impressão de que ele não era nada simpática. Nunca encarei um olhar tão frio como o dele, em toda a minha vida", disse a rainha entrevistada por ocasião do 51º ano do seu reinado.

Fontes: Telegraf.dk/BBC/El País/Le Figaro. Relacionado: Dinamarca: Pai dos príncipes sem títulos fala à imprensa, 02.out.022; Margrethe II quer monarquia mais magra: 4 netos perdem títulos da realeza, 02.out.022. Fotos: A Rainha Margrethe II e o seu sucessor, Príncipe Frederik, de 54 anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project