REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dinamarca festeja 800 anos da mais antiga bandeira do mundo 05 Agosto 2019

Dinamarca festeja 800 anos da mais antiga bandeira do mundo

A bandeira alvirrubra da Dinamarca solenemente hasteada no palácio real de Vordingborg, município a quilómetros de Copenhaga, na sexta-feira, na presença de membros da família real celebra uma data única: o octingentésimo/ oitocentésimo aniversário da bandeira nacional mais antiga em uso.

Mas há oitocentos anos na sua primeira exibição, a bandeira, o Dannebrog (pano de honra), estava não sobre o palácio do rei Valdemar e sim sobre o barco principal da frota que deixava o porto de Vordingborg, em mais uma incursão contra os Vendos, os piratas eslavos que assolavam o litoral do reino da Dinamarca.

Essa primeira bandeira – que em 1209 adaptou a mais que milenar cruz de Cristo e a implantou sobre o fundo vermelho, símbolo da coragem — seria emulada pelos demais países nórdicos (foto).

A cruz de Cristo, dizem os peritos, simboliza a união dos dinamarqueses e a cor branca denota a paz, que não tem faltado ao ‘país mais feliz do mundo’.
Fontes: Euronews/Históricas. Foto: Bandeiras dos cinco países nórdicos (a partir da esquerda) — Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e Dinamarca.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project