INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dinamarquesa pode ser próxima presidente da Europa — Juncker reforma-se da CE 29 Maio 2019

Margrethe Vestager, atual dirigente do Comissariado Euopeu para a Concorrência, prepara-se para disputar o lugar de presidente da Comissão Europeia quando Jean-Claude Juncker se reformar em breve.

Dinamarquesa pode ser próxima presidente da Europa — Juncker reforma-se da CE

A imprensa descreve a que foi ministra da Economia, até aceitar em 2014 o cargo europeu, como “a mulher que faz tremer os gigantes”, ou seja as multinacionais que persistem em manter práticas concurrenciais ilegais. Em 2007 foi líder do Partido Social Liberal Dinamarquês em crise e em 2011 fê-lo entrar na coligação do governo, agora quer mais.

“Podemos ter uma mulher a liderar a Comissão”, afirmou a comissária, este domingo, quando se evidenciou que a sua família política, a ala dos Liberais, se posiciona como a terceira força na Europa dos 27.

A mudança trazida pela eleição de domingo que rompeu com o bipartidarismo histórico – a direita pró-europeia e o centro-esquerda social-democrata —, como a dinamarquesa aponta, criou “um novo parlamento”.

“É a vitória dum novo grupo liberal, a vitória da República em Marcha e do partido romeno USR-Plus", disse Margrethe Vestager na sua língua dinamarquesa concluindo em francês "C’est magnifique!" ao referir-se à LREM, o partido de Macron, mesmo se nas Europeias este ficou um por cento atrás da RN-União Nacional, de Marine Le Pen.

Tusk defende "equilíbrio de género"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse-o na conferência de imprensa realizada no final da cimeira informal de Sibiu, na Roménia, a 9 deste mês, referindo-se às nomeações para os lugares de topo.

Tusk afirmou que é a lei, plasmada nas regras dos Tratados que preveem um "equilíbrio geográfico e demográfico, de modo a que grandes e pequenos países estejam representados nas posições mais altas", bem como o "equilíbrio de género e político". E sublinhou que pretende segui-las.

Fontes: TV5Monde/Sites institucionais

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project