SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Direcção Nacional da Saúde desaconselha participação de doentes com covid-19 nas eleições 27 Fevereiro 2021

Os eleitores que sejam diagnosticados com covid-19 nos dias anteriores às eleições legislativos e presidenciais, de Abril e outubro respetivamente, que, nesse tempo, estejam sujeitos a uma situação de isolamento, não poderão votar, pois segundo o Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, estará a colocar em risco outras pessoas.

Direcção Nacional da Saúde desaconselha participação de doentes com covid-19 nas eleições

Jorge Noel Barreto, que falava à imprensa, à margem do seminário “Eleições em contexto da pandemia: o desafio da participação democrática e a segurança sanitária”, disse que as pessoas com diagnóstico positivo devem permanecer no isolamento, quer em casa ou numa instituição de saúde.

No entanto, a presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE), Maria do Rosário, apela aos parlamentares e aos partidos políticos que criem medidas legislativas para que os eleitores que estiverem no dia das eleições contaminados com o vírus e que estejam numa situação de isolamento pudessem votar.

Entretanto, à semelhança das eleições autárquicas de 25 de Outubro em que as pessoas com covid-19 foram excluídas do processo eleitoral, para as eleições legislativas de 18 de Abril a Direcção Nacional da Saúde mantém a mesma posição.

No dia das eleições, Jorge Noel Barreto lembrou que as assembleias de votos têm que ter todas as condições necessárias para evitar a propagação do vírus, mas também os eleitores devem cumprir todas as medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project