ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Director Nacional do Ambiente destaca “avanços significativos” de Cabo Verde na promoção e preservação ambiental 05 Junho 2021

O director nacional do Ambiente, Alexandre Nevsky, disse que Cabo Verde registou, nos últimos anos, “avanços significativos” no que se refere a promoção e protecção ambiental, mas ainda existem muitos desafios a serem ultrapassados.

Director Nacional do Ambiente destaca “avanços significativos” de Cabo Verde na promoção e preservação ambiental

Alexandre Nevsky fez estas declarações em entrevista à Inforpress, a propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala hoje, 05 de Junho, tendo salientado que a sociedade civil está mais activa e dinâmica no processo de conservação ambiental.

Este ano, prosseguiu, tendo em conta o contexto da pandemia da covid-19, a Direcção do Ambiente estabeleceu um programa de celebração “modesta”, mas muito significativa, realçando que as comemorações deste ano serão no quadro do lema “Restauro dos ecossistemas”.

Durante todo o mês de Junho a Direcção Nacional do Ambiente, segundo o seu responsável, promove várias actividades em todas as ilhas para assinalar a data e o foco será a preservação das áreas protegidas.

Para Alexandre Nevsky, nos últimos anos, Cabo Verde tem somado “ganhos concretos” no que se refere à conservação ambiental, salientando a importância da legislação cabo-verdiana, que tem permitido dar respostas aos desafios que o País enfrenta no sector ambiental.

“De 2015 esta data, Cabo Verde passou de 15 mil ninhos de tartaruga para 198 mil ninhos, há um conjunto de ganhos relativamente à situação de inertes e estamos a configurar uma estratégia nacional para podermos salvaguardar todo o património geológico que vai sendo destruído pela exploração de inertes”, exemplificou.

Apontou as estruturas de ensino e as comunidades piscatórias e rurais como sendo fundamentais para garantir a promoção e consciencialização da educação ambiental, afirmando que esta aposta irá permitir ao País ter um geração futura melhor informada e sensibilização sobre os cuidados a ter com a natureza e o meio ambiente.

Alexandre Nevsky defendeu, neste sentido, a necessidade de se promover cada vez mais campanhas de sensibilização sobre a importância da consciencialização da cidadania para o meio ambiente por forma a permitir que os cabo-verdianos estejam melhor informados sobre a protecção e preservação do meio ambiente.

O director nacional do Ambiente avançou que em Cabo Verde as áreas estão relativamente protegidas, apontando, no entanto, a presença dos sacos de plásticos na zona costeira do País como um dos problemas que poderá colocar em perigo o ecossistema marinho.

Disse, por outro lado, que a questão do ar em Cabo Verde “não é preocupante”, mas que a mesma carece de atenção, principalmente dos centros urbanos, apontando a qualidade do ar relacionado com o tráfego de automóveis como o maior desafio.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de Junho.

A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972. O dia 5 de Junho foi escolhido para festejar esta data já que marca o dia em que teve início a Conferências das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

É um evento anual que tem como objectivo assinalar acções positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project