ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Director da Crioula FM apela ao fortalecimento do mercado interno para garantir maior sustentabilidade das rádios privadas 13 Fevereiro 2023

O director da Rádio Crioula FM apontou hoje a sustentabilidade e o mercado publicitário “reduzido” como os maiores desafios e apelou ao Governo a fortalecer o mercado interno para que apostem nas rádios como principal meio de informação.

Director da Crioula FM apela ao fortalecimento do mercado interno para garantir maior sustentabilidade das rádios privadas

Em declaração à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial da Rádio que se assinala hoje 13 de Fevereiro, o director da Rádio Crioula FM, David Correia, salientou que a estação tem reforçado a sua programação apostando em conteúdos como músicas, entrevistas e noticiários com recurso às plataformas online nomeadamente youtube, facebook e instagram para atrair a atenção da camada jovem.

Sob o lema “Rádio Crioula FM, seu rádio”, o objectivo, segundo sublinhou, é alcançar e levar entretenimento e informação ao público com uma programação voltada à camada juvenil cabo-verdiana dentro e fora do País.

Apesar do “feedback” positivo por parte dos que acompanham a rádio, apontou a sustentabilidade e o mercado publicitário limitado como os maiores constrangimentos actualmente.

“Os desafios têm a ver com o pagamento dos funcionários, pagamento das antenas, os compromissos que a rádio tem, porque a concorrência é grande e a rádio só recebe a ajuda com publicidade”, frisou o responsável.

Segundo avançou a mesma fonte, o subsídio anual do Governo ajuda a qualificar os programas e a “desafogar um pouco” as contas, mas o principal sustento que advém das publicidades constitui um desafio maior devido ao mercado “reduzido” em Cabo Verde.

Relativamente ao Dia Mundial da Rádio, este responsável destacou a importância da prestação de um serviço público de qualidade e relevante para os cabo-verdianos, e apelou ao fortalecimento do mercado interno como forma de garantir uma “maior” sustentabilidade às rádios privadas.

“A rádio tem a função com o público, e vimos isso quando o povo interage, liga para pedir músicas, então nós anunciamos, informamos e levamos o entretenimento, e muitas pessoas acham que por causa da internet e televisão, muitos deixaram de acompanhar a rádio, mas no fundo os cabo-verdianos ainda ouvem muito a rádio”, assegurou o director da Rádio Crioula FM, ressaltando que é preciso dispensar “maior atenção” à data como forma de divulgar e elevar a qualidade das programações radiofônicas.

“Pelo facebook, vemos muitas mensagens do Luxemburgo, Holanda, França, Estados Unidos, as pessoas muitas vezes pedem música porque estão ouvindo por aplicativos, não apenas pela frequência da rádio” realçou.

O Dia Mundial da Rádio é comemorado a 13 de Fevereiro, em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.

A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado apenas em 2012.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project