CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Direito de resposta do CD do IMAR: Nota de esclarecimento sobre a notícia veiculada no jornal «A Semana» no dia 17 de novembro de 2021 intitulada «Tensão no IMAR: Trabalhadores ameaçam invadir o Gabinete do Presidente por incapacidade em resolver as suas reivindicações» 18 Novembro 2021

Na sequência da notícia veiculada no “Asemanaonline”, no dia 16 deste mês, com o título “Tensão no IMAR: Trabalhadores ameaçam invadir o Gabinete do Presidente por incapacidade de resolver as suas reivindicações”, o Conselho Diretivo (CD) do Instituto do Mar reage à mesma, prestando esclarecimentos ao público, com base nos argumentos que se seguem.

Direito de resposta do CD do IMAR: Nota de esclarecimento sobre a notícia veiculada no jornal «A Semana» no dia 17 de novembro de 2021 intitulada «Tensão no IMAR: Trabalhadores ameaçam invadir o Gabinete do Presidente por incapacidade em resolver as suas reivindicações»

Prezados Senhores;
Na sequência da notícia veiculada no jornal “A Semana” no dia 17 de novembro de 2021, o Conselho Diretivo do Instituto do Mar vem esclarecer o seguinte:

1. O Jornal “A Semana” nem sequer contactou o Instituto do Mar (IMAR) para ouvir o Conselho Diretivo quanto à veracidade dos fatos. Simplesmente optou por publicar a reclamação recebida, sem se preocupar, minimamente, com o respeito pelo rigor e pela objetividade da informação a que está sujeito, revelando, com isso, uma violação gritante das regras mais elementares da ética jornalística, que em nada contribuiu para uma correta formação da opinião pública.

2. Informar que têm sido várias as tentativas feitas por um grupo exíguo de colaboradores do IMAR, completamente à margem da grande maioria dos colaboradores, no intuito de denigrir a imagem do Conselho Diretivo, através de reclamações anónimas via Comunicação Social, cujos verdadeiros motivo subjacentes são inescrupulosamente políticos e desestabilizadores.

3. Ao contrário da notícia veiculada, o clima no Instituto é estável, alicerçado na comunicação e na participação intra-institucional em todos os processos, em especial no que se refere à criação dos novos Instrumentos de Recursos Humanos (Regulamento Orgânico e PCCS). Sobre esta matéria, a comunicação tem sido fluente, através da e missão de circulares informativos e reuniões de apresentação, mantendo-se sempre uma postura de auscultação e prestação de esclarecimentos. O Conselho Diretivo do IMAR reitera a sua convicção em reger-se pelo princípio pedagógico e construtivo, num espírito de diálogo e comunicação, promovendo um clima institucional saudável com os colaboradores.

4. Não se descarta a existência de alguma ansiedade comedida por parte da maioria dos colaboradores, por se tratar de um processo delicado, e há muito tempo aguardado pelos colaboradores. As últimas evoluções nas carreiras ocorreram há mais de uma década, e com a criação do IMAR as expetativas são maiores. Por esta razão, com a tomada de posse do presente Conselho Diretivo, sinalizou-se, de imediato, como prioridade, a resolução desta pendência, com um forte sentido de compromisso. Após, aproximadamente, um ano de dedicação e trabalho árduo e sério, o PCCS encontra-se ultimado e já socializado com os sindicatos, tendo ganho melhorias significativas.

5. Por conseguinte, a lista de transição para o enquadramento dos colaboradores no novo PCCS já foi elaborada, encontrando-se na fase da sua primeira socialização, onde foram solicitados inputs/reclamações diretas dos colaboradores, com o objetivo de tornar o processo o mais transparente, participativo e justo possível. Todas as reclamações já foram recebidas e compiladas para a devida análise e respectivo tratamento.

6. No que concerne às Diuturnidades, as démarches têm sido feitas, em estreita articulação com a tutela administrativa, conforme dita a lei. Todos os passos deste
processo têm sido informados aos trabalhadores abrangidos por esse direito, através do seu mandatário, a via determinada por eles para quaisquer informações
relacionadas com o processo Diuturnidades.

7. Evidentemente, os processos de criação de Instrumentos de Recursos Humanos são de grande complexidade, com repercussões a nível da vida profissional e pessoal dos colaboradores a curto, médio e longo prazo, pelo que se exige empenho e tranquilidade na sua conceção. Um processo participativo e dinâmico, e nvolvendo a contribuição de todos os intervenientes para uma resolução final inclusiva e justa.

8. O Conselho Diretivo do IMAR não será vítima de distração provocada pelo sensacionalismo e má-fé dos prevaricadores do trabalho sério e digno que está a ser levado avante. Continuará a trabalhar com foco e perseverança para ver a situação laboral dos colaboradores do Instituto resolvida o quanto antes possível, por uma questão de compromisso, seriedade, responsabilidade, boa vontade e
profissionalismo.

Malik Duarte Lopes

Presidente do Conselho Diretivo do IMAR
...

NR: 1) Dispensamos «a aula sobre o jornalismo» que o CD do IMAR tenta ministrar, mesmo sendo leigo na matéria. O A Semana é um jornal de prestígio, por ser sério, responsável e que informa com o rigor, a independência e sem medo, respeitando apenas a Constituição da República e a lei da imprensa em vigor no país.

2.Tratando-se de um comunicado/denúncia de trabalhadores diante da falta de abertura ao diálogo por parte do CD, o Asemanaonline, face ao adiantado da hora do fecho da edição, não era obrigado a ouvir na mesma ocasião o IMAR – a peça em causa resulta de uma denúncia remetida ao jornal.

3. O CD do IMAR devia focar na resolução das principais reivindicações dos trabalhadores, que reconfirmou na sua nota, como divulgou este jornal: o PCSS por aprovar, a lista de transição do pessoal para o enquadramento no novo PCCS, a resolução do direito de diuturnidades do coletivo, «a existência de alguma ansiedade comedida por parte da maioria dos colaboradores» face à demora na resolução dos problemas pendentes, entre outros aspetos.

...
Link de matéria relacionada:

https://asemana.publ.cv/ecrire/?exec=article&id_article=150668

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project