ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Banco Mundial:David Malpass eleito 13º Presidente do Grupo 07 Abril 2019

Os Diretores Executivos do Banco Mundial elegeram, por unanimidade, David R. Malpass como Presidente do Grupo do Banco Mundial (GBM) para um mandato de cinco anos, com início na próxima terça-feira, 9 de abril de 2019. A Diretoria expressou sua profunda gratidão à Presidente interina Kristalina Georgieva por sua dedicação e liderança nos últimos meses da organização.

Banco Mundial:David Malpass eleito 13º Presidente do Grupo

Em comunicado remetido ao Asemanaonline, os Diretores Executivos asseveram ter seguido com a atenção o processo de seleção acordado em 2011, respeitando as normas do GBM em vigor. « O processo incluiu uma indicação aberta e transparente, em que qualquer nacional de membros do Banco poderia ser proposto por qualquer Diretor Executivo ou Governador por meio de um Diretor Executivo. Isto foi seguido por uma devida diligência e uma entrevista abrangente do Sr. Malpass pelos Diretores Executivos», lê-se no documento referido.

Segundo a mesma fonte, a Diretoria espera trabalhar com o presidente Malpass na implementação do Forward Look e do acordo sobre pacote de capital, conforme articulado no Documento de Financiamento Sustentável para o Desenvolvimento Sustentável.

De nacionalidade americana, o novo responsável máximo do Banco Mundial já exerceu caros de responsabilidade a nível do governo norte-americano.« Malpass anteriormente serviu como subsecretário do Tesouro para Assuntos Internacionais dos Estados Unidos. Como subsecretário, Malpass representou os Estados Unidos em cenários internacionais, incluindo a Reunião Ministerial Adjunta do G-7 e do G-20, a Primavera do Banco Mundial e as Reuniões Anuais e reuniões do Conselho de Estabilidade Financeira, a Organização para Cooperação Económica e Desenvolvimento, e a Corporação de Investimento Privado no Exterior».

O comunicado refere que, em sua função de Subsecretário, Malpass desempenhou um papel crucial em várias reformas e iniciativas importantes do Grupo Banco Mundial, incluindo o recente aumento de capital do BIRD e da IFC. Ele também foi fundamental no avanço da Iniciativa de Transparência da Dívida, adotada pelo Banco Mundial e pelo FMI, para aumentar a divulgação pública da dívida e, assim, reduzir a frequência e a gravidade das crises da dívida.

Mas as suas ações do 13º Presidente do BM não ficaram por aí. Antes de se tornar subsecretário, Malpass era economista internacional e fundador de uma empresa de pesquisa macroeconômica com sede em Nova York. No início de sua carreira, Malpass atuou como vice-secretário adjunto do Tesouro para as Nações em Desenvolvimento dos EUA e vice-secretário de Estado adjunto para Assuntos Económicos da América Latina. Nesses papéis, ele se concentrou em uma série de questões económicas, orçamentais e de política externa, como o envolvimento dos Estados Unidos em instituições multilaterais, incluindo o Banco Mundial.

«Malpass atuou nos conselhos do Conselho das Américas, no Economic Club de Nova York e no Comité Nacional de Relações EUA-China», refere a mesma fonte, salientando que Malpass obteve seu diploma de bacharel do Colorado College e seu MBA da Universidade de Denver -fez pós-graduação avançada em economia internacional na Escola de Serviço Exterior da Universidade de Georgetown.

Conforme a organização, o novo Presidente do Banco Mundial é também, por inerência de responsabilidade, Presidente dos Conselhos de Administração do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID). Ele acumula ainda a função de ex-officio Presidente dos Conselhos de Diretores da Corporação Financeira Internacional (IFC), da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e do Conselho Administrativo do Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project