SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Diretrizes ONU: Praia acolhe II Fórum Internacional para os Cuidados Alternativos de Crianças 30 Maio 2019

Cabo Verde acolhe a IIª Edição do Fórum com o lema “Responsabilização Parental”, entre esta quinta-feira e 1 de Junho de 2019, na Assembleia Nacional, num acto a ser presidido pelo Primeiro Ministro de Cabo verde, Ulisses Correia e Silva. A iniciativa culmina com a Gala Padrinho SOS no dia Internacional das Crianças, no auditório da AN.

 Diretrizes ONU: Praia acolhe II Fórum Internacional para os Cuidados Alternativos de Crianças

Para os promotores da iniciativa, a realização da edição deste ano assume particular importância, uma vez que 2019 é o ano em que se assinala 10º aniversário das Diretrizes sobre os Cuidados Alternativos de Crianças das Nações Unidas e o ano dedicado às crianças sem os cuidados parentais, para além de se enquadrar dentro da recomendação de ser uma iniciativa bienal.

Segundo a mesma fonte, o fórum será uma oportunidade para se debater questões relacionadas com o Cuidado de Crianças e Adolescentes, nos planos internacional e nacional, visando a construção de uma nova cultura do cuidar, contribuindo para a implementação da Agenda 2030 e Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não deixando ninguém para trás.

A fazer fé na mesma fonte, o mesmo terá a participação de especialistas reconhecidos da área social da CPLP. São os casos da socióloga brasileira Jane Valente, do presidente do Instituto do Bem Cuidar da SOS Brasil (Aguinaldo Campos) da Directora de Políticas de Infância e Juventude do UNICEF Portugal ( Francisca Magano) e do sociólogo cabo-verdiano Redy Lima. Este fórum é destinado aos Organismos Internacionais e institutos públicos, aos ONGs e o setor privado, bem como às Associações Nacionais das Aldeias Infantis SOS da CPLP e da região Oeste de África.

Agenda e Gala Padrinhos SOS

Entre outros pontos da agenda, constam a apresentação das Diretrizes sobre os Cuidados Alternativos de Crianças e uma palestra magna intitulada “O Cuidado como um Direito Fundamental.

O último dia do Fórum, que acontece no Dia Internacional das Crianças, tem como destaque a apresentação e discussão da Declaração da Praia sobre Cuidados Alternativos de Crianças. Isto sem contar com a assinatura de um Acordo de Cooperação entre Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e o Instituto da Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).

À margem da realização do II Fórum, as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde vai apresentar no átrio da Assembleia Nacional uma exposição fotográfica sobre os 35 anos da organização.

«O evento culmina com a tradicional Gala Padrinhos SOS, no dia 1 de junho, na Assembleia Nacional, a partir das 18h, contando com a atuação de vários artistas, por forma a marcar o 35º aniversário das Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e o Dia Internacional das Crianças», destaca a organização.

Organizada pela SOS Cabo Verde, UNICEF, Ministério da Família e Inclusão Social, através do ICCA e as Aldeias SOS dos países da CPLP, esta edição da Praia surge na sequência da realização do I Fórum Internacional de Cuidados Alternativos, que foi organizado e liderado pela SOS Brasil, em maio de 2015. Este favoreceu o debate sobre o Cuidado e apresentou o tema para a sociedade como um paradigma fundamental para as relações contemporâneas. Foi também, durante esse Fórum que foram apresentadas as Diretrizes sobre as Modalidades de Cuidados Alternativos de Crianças e Adolescentes, da ONU.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project