Segundo a imprensa angolana da referência, a reunião de alto nível da CEEAC resulta das consultas mantidas em Brazzaville no dia depois do golpe entre João Lourenço e Dennis Sassou N’Guesso.
Reunidos na quinta-feira na capital congolesa, os dois presidentes assumiram a convocação desta cimeira com o objetivo de dotar a organização de uma liderança, a fim de evitar o vazio jurídico e de garantir a continuidade das suas atividades.
A presidência angolana da CEEAC foi seguida em fevereiro deste ano pela gabonesa. Neste momento, é um representante de Angola que está a substituir o presidente deposto do Gabão, Ali Bongo, na liderança da organização regional.
A Comunidade de Estados da África Central, criada em 1983 e sucessivamente alargada, é constituída por onze países: Angola, Burundi, Camarões, Gabão, Guiné-Equatorial, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe e Tchad.
Fontes: Jornal de Angola/Angop/.../STP press/DW.de. Fotos: João Lourenço chega à capital quato-guineense na segunda-feira 04-9. Mapa CEEAC.