DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Djoice Martins: “Meu maior sonho é jogar profissionalmente” 25 Mar�o 2021

Esta jovem cabo-verdiana, natural da ilha do Sal, viu nas terras portuguesas a oportunidade de realizar os seus sonhos. Jocilene Martins Semedo, conhecida em casa por Djoice vive agora em Portugal, onde joga no grupo desportivo estoril Praia. A jovem salense sonha em ser uma jogadora profissional, algo que considera vir a acontecer em breve. Já representou por muitas vezes a sua ilha em diversos campeonatos nacionais.

Djoice Martins: “Meu maior sonho é jogar profissionalmente”

“Acredito que estou no caminho certo para a realização dos meus sonhos, e sem dúvida que um deles é ser jogadora profissional. É o que eu amo fazer e é para isso que eu nasci. Este é o meu destino”.

Nasceu a 27 de junho de 1996, na ilha do Sal, e vive neste momento em Portugal, onde joga no grupo desportivo estoril Praia. Djoice, como é conhecida em casa, conheceu esta paixão pelo desporto muito cedo, quando ainda era apenas uma criança. Cresceu jogando futebol nas ruas e nos campos de terras em frente à sua casa. O talento foi rapidamente reconhecido por Neuza Gonçalves que o convidou para entrar na equipa da Académica, com apenas 12 a 13 anos. Foi o primeiro passo para o sucesso. “Muito nova já sabia o que queria fazer futuramente”.

Apesar do sucesso na carreira, mostrou-se sempre uma pessoa humilde, acessível, amiga, simples, de bom coração e sempre disposta a ajudar, dizem os amigos mais chegados. “É o que dizem as pessoas sobre mim”. Penso que eu não sou mais do que ninguém, o que eu gosto de fazer é o meu trabalho com muita garra, mas sempre com a humildade no coração, porque se cheguei lá é porque tive quem me ajudou para isso”, argumentou.

Djoice já nasceu “rica”, não de dinheiro, mas sim de muitas qualidades que ajudaram ao longo da sua carreira, a não desistir e a lutar para a realização dos seus sonhos. Ela tem um grande talento para o desporto, principalmente o futebol.
Tempos depois recebeu o convite para fazer parte da equipa Académico. Não faltando convite rapidamente foi convidada para pertencer à equipa Llana F.C, onde conquistou em 2018 pela segunda vez o campeonato Nacional de Cabo Verde e o trofeu de melhor jogadora do campeonato nacional, a segunda porque a primeira foi na equipa Seven Stars, na cidade da Praia, onde frequentou por causa dos estudos.

A experiência acumulada começou a dar frutos. No desporto conheceu os primeiros sucessos, com vários títulos nacionais conquistados. Venceu por duas vezes o campeonato Nacional de Cabo Verde, o título por duas vezes de melhor jogadora do campeonato nacional, vice-campeã do campeonato nacional de Cabo Verde, a equipa foi vencedora dos primeiros jogos Africanos de Praia, foram participar no mundial em Doha, Qatar e o prémio de atleta feminino do ano na gala Sal campeão.

Djoice conta como conquistou o seu primeiro campeonato Nacional de Cabo Verde. “Quando fui viver na ilha de Santiago para estudar, entrei na equipa Seven Stars,
Djoice compensava com a agilidade e capacidade atlética questionada o que é preciso para ser um atleta renomado, Jocilene argumenta que é preciso ter humildade e saber aprender com os erros e saber ouvir os que lhe ensinam.

LC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project