A estreia do documentário “Cesária Évora” em Cabo Verde, de acordo com o Ministério da Cultura, é o ponto alto da programação que marca o 11º aniversário do desaparecimento físico de Cesária Évora, em homenagem à “Cise”.
Após exibições em São Vicente, terra natal da Cesária Évora, e em Santo Antão, agora é a vez da Praia acolher esta apresentação, hoje, sábado, às 20:00, e domingo, na Assembleia Nacional, com duas sessões, uma às 16:00 e outra às 18:00.
No filme pode-se ver a vivência da Cesária Évora, em São Vicente, a sua simplicidade, a forma como ajudava todos os que batiam à sua parte, como se preocupava e em dar uma vida melhor à sua família, mas também a sua relação com a bebida e o seu problema de depressão e bipolaridade.
O documentário, realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, “cruza diversos contextos políticos e sociais, abordando temas como o colonialismo e a igualdade” e já venceu o Prémio Público no Festival IndieLisboa.
Em Maio também foi selecção oficial no Festival SXSW, em Austin, nos Estados Unidos, e menção especial no Festival da Cracóvia.
A entrada será gratuita mediante levantamento do bilhete no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Assembleia Nacional e na Livraria Nhô Eugénio. A Semana com Inforpress