CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Documentário “Cesária Évora” com estreia 12 de Março no festival norte-americano South by Southwest 07 Fevereiro 2022

O Documentário “Cesária Évora” tem estreia agendada para o dia 12 de Março deste ano, no mundial do South by Southwest (SXSW), a acontecer em Austin, no Texas, e é a primeira longa-metragem portuguesa na seleção do festival norte-americano.

Documentário “Cesária Évora” com estreia 12 de Março no festival norte-americano South by Southwest

De acordo com a Inforpress que cita informações veiculadas pelo jornal português expresso.pt, trata-se de um filme documental de Ana Sofia Fonseca, com imagens de arquivo nunca antes vistas, gravações inéditas e testemunhos únicos, e que promete revelar a intimidade do nome maior da world music.

“Cesária Évora”, é dedicado à artista cabo-verdiana, também conhecida como a “rainha dos pés descalços”, que se tornou num dos maiores nomes da world music – e agora tem estreia mundial nos Estados Unidos.

“Documentário emocionante e surpreendente, que nos leva ao mais íntimo e desconhecido da cantora que levou Cabo Verde ao mundo, não se cinge a um filme de música”, refere.

Realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, “o documentário cruza diversos contextos políticos e sociais, abordando temas como o colonialismo e a igualdade”, explicou o jornal.

De acordo com a realizadora e jornalista citada pelo jornal, a voz de Cesária “não deixa ninguém indiferente”, a sua história também não.

“Sem levantar bandeiras, lutou a vida inteira contra preconceitos, conquistou um dos maiores luxos dos nossos dias – ser apenas ela própria. Em Cabo Verde ou em Hollywood, Cesária foi sempre a mesma pessoa” considerou.

Segundo a mesma fonte, a produção da Carrossel Produções, feita em parceria com a produtora «Até o Fim Do Mundo», conta com edição de imagem de Cláudia Rita Oliveira e direção de fotografia de Vasco Viana.

A distribuição mundial de “Cesária Évora” está a cargo da Cinephil/WestEnd Films, mas ainda não há data prevista para a estreia em Portugal.

“Cesária Évora” junta-se a outras 75 estreias mundiais, numa programação que não se cingirá à apresentação de longas-metragens.

Do festival norte-americano farão também parte novos videoclipes (há 24 estreias anunciadas), séries de televisão (entre episódios e episódios-piloto, são 17 as novidades) e 29 projetos de XR Experiencie (categoria que junta a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista).

O SXSW deste ano decorre entre 11 e 19 de março em formato híbrido, presencialmente na cidade norte-americana de Austin e também online.

Todas as categorias serão elegíveis para prémios do público, específicos de cada seção e os vencedores do SXSW Film Awards serão anunciados na terça-feira, 15 de Março, juntamente com todos os vencedores da competição nas suas respectivas categorias de exibição, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project