Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Dom Arlindo Furtado diz que seria conveniente que as campanhas “não coincidissem” com a Semana Santa 02 Abril 2021

O cardeal Dom Arlindo Furtado disse hoje que seria conveniente que as campanhas para as eleições legislativas de 18 de Abril próximo “não coincidissem” com a Semana Santa.

Dom Arlindo Furtado diz que seria conveniente que as campanhas “não coincidissem” com a Semana Santa

“Como isto não depende da Igreja, não temos nada a fazer. Seria bom que os cristãos ficassem completamente livres e não perturbados nos momentos essenciais da vivencia da sua fé cristã”, afirmou o bispo de Santiago, acrescentando que não fizeram barulho à volta disto, porque “a Igreja enfrenta e supera tantos outros desafios e, por isso, não vai fazer tempestade num copo de água”.

“Parece que alguns partidos disseram que durante Quinta e Sexta-Feira vão procurar evitar barulho para não perturbarem os cristãos na celebração da sua fé e que precisam de momentos de concentração, de reflexão e de interiorização”, comentou o responsável da Diocese de Santiago.

Para Dom Arlindo Furtado, se os partidos políticos cumprirem o que prometeram, “tudo bem, e, se não cumprirem, a Igreja não reclama, porque há outros valores mais altos e tem a capacidade de resiliência para superar esta e outras coisas”.

O bispo de Santiago fez essas considerações em entrevista à Inforpress, à margem da Missa Crismal que hoje celebrou juntamente com vários padres e diáconos da Diocese.

Seguindo ele, a Missa Crismal tem um significado “muito importante” por ser a primeira em que o bispo benze os óleos a serem usados ao longo do ano em todas as paróquias de Diocese.

Os referidos óleos, esclareceu, são usados para os sacramentos, como os catecúmenes, os enfermos e o de crisma.

“A Missa Crismal tem o papel de reforçar e exprimir a comunhão da Igreja à volta do bispo”, afirmou o responsável, acrescentando que esta cerimónia “reforça a união eclesial”.

“Os sacerdotes vêm e juntos renovamos os nossos compromissos sacerdotais que fizemos no dia da ordenação para o serviço do povo de Deus ao longo da vida”, indicou o cardeal.

No ano passado, por causa da pandemia, não se realizou a Missa Crismal com a bênção dos óleos, sendo que esta cerimónia veio a acontecer mais tarde no Tarrafal de Santiago, por ocasião de ordenações de vários padres, em que estiveram presentes mais sacerdotes.

“Toda a Semana Santa, no ano passado, foi, praticamente, transmitida ‘online’ e com a mínima presença de fiéis para garantirem a própria celebração”, lembrou Dom Arlindo, que se regozijou pelo facto de, este ano, a situação da covid estar “mais aliviada”.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project