LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Dom Tolentino nomeado governador do Dicastério da Cultura e Educação da Santa Sé 28 Setembro 2022

O papa Francisco confirmou na segunda-feira ,26, o cardeal português dom José Tolentino de Mendonça, de 56 anos, como ’praefectus’ (governador) do Dicastério da Cultura e Educação, um inovador departamento do Vaticano.

Portugal: Dom Tolentino nomeado governador do Dicastério da Cultura e Educação da Santa Sé

A nomeação de dom José Tolentino de Mendonça ao mais alto cargo da cultura e educação na Cúria Romana é tida como natural dada "a proximidade do poeta, ensaísta e teólogo, arquivista e bibliotecário da Santa Sé com o mundo cultural, por intermédio da sua vasta obra com muitos títulos premiados", refere o site Eclesia.

O cardeal português — nascido na Madeira em 1965 e com passagem por Angola, onde a família com cinco filhos acompanhou o pai pescador até 1975 — alia uma vasta carreira académica (que dedicou, em parte, à investigação e estudos bíblicos) a uma "riquíssima obra cultural e literária".

Entre 2004 e 2014 foi o primeiro diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, então criado pela Conferência Episcopal Portuguesa "para promover o diálogo entre a Igreja e o meio cultural nacional".

Como responsável da Biblioteca Apostólica do Vaticano, o arcebispo nomeado cardeal em 2019 (1ª foto) foi tido como "instrumento da Igreja para o desenvolvimento, a conservação e a divulgação da cultura".

Segundo o site da Fundação Gulbenkian, em outubro de 2020 recebeu em Lisboa (foto ao centro) o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2020. O prémio, de 25 mil euros, que distingue personalidades europeias relevantes no setor cultural, foi atribuído nos dois anos mais recentes a um escritor italiano e uma promotora cultural também italiana.

Voz do académico, tradutor, poeta

Como ensaista, tem-se dedicado aos temas maiores do cânone cristão relacionando-os com a vida e o quotidiano.

É destacado por promover o diálogo entre o cristianismo e a cultura, a sua obra literária tem sido objeto de traduções em várias línguas europeias.

É em suma tido como uma voz contemporânea do Catolicismo (3ª foto), escutada sobre temas atuais como em março úlltimo no seu apelo à paz.
..
Fontes: RTP/VAtican News/Ecclesia/FCG.org. Fotos em três momentos-chave do percurso do teólogo, académico, poeta, polímata dom Tolentino de Mendonça que o papa Francisco nomeou como o mais alto responsável pelo diálogo entre a Santa Sé e o mundo da cultura e educação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project