ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Domingos: Câmara quer agora alavancar padrões para agregar valor e atrair investimentos - Presidente 14 Mar�o 2022

Depois de fazer um percurso de 28 anos, a Câmara de São Domingos, em Santiago Sul, quer agora alavancar padrões de desenvolvimento que agregam valor e atrelam investimentos. O anúncio foi feito pelo presidente Isaías Varela, durante o ato solene comemorativo do dia do município, que decorreu, este domingo, na Baía de Alcatraz, na freguesia de Nossa Senhora da Luz.

São Domingos: Câmara quer agora alavancar padrões para agregar valor e atrair investimentos - Presidente

Apesar dos impactos negativos da pandemia de covid-19 e seca prolongada, o Edil fez um balanço positivo do desempenho da edilidade, ao mesmo tempo que anunciou os principais desafios do concelho.

«Já fizemos um percurso que nos habilita a falar abertamente sobre aquilo que devemos fazer para alcançarmos padrões de desenvolvimento que agregam valor e atrelam investimentos», garantiu.

A pensar nisso, Varela adiantou ser preciso combater o encravamento das nossas comunidades com construção de estradas municipais com qualidade para alavancar o setor produtivo e o escoamento de pessoas e bens. Precisamos mobilizar a água e apostar na modernização da agricultura e pecuária. Temos que promover as produções Made In São Domingos. Podemos ser um excelente centro de prestação de serviços de restauração e de lazer, com a promoção da culinária local e da produção musical, com a consagração das nossas mulheres empreendedoras, mas também dos nossos músicos e tocadores», perspetivou.

O autarca revelou, por outro lado, que o executivo camarário está a trabalhar para agregar as riquezas locais num programa coeso, coerente e integrado de desenvolvimento. «Neste sentido, a deslocalização este ano das atividades de comemoração do Dia do Município para a freguesia de Nossa Senhora da Luz demonstra a importância que a nossa equipa dá a uma gestão descentralizada do concelho, prestando, neste caso concreto, uma atenção particular à relevância histórica, às potencialidades e à localização desta importante parcela do território municipal, na visão do desenvolvimento do nosso município que queremos construir».

Segundo a mesma fonte, no setor das pescas, a freguesia de Nossa Senhora da Luz dispõe de oportunidades de investimentos que constituem uma forte atração para investidores que queiram apostar, por exemplo, na criação de infra-estruturas de frio para armazenagem do pescado, produção de gelo, transformação do pescado, entre outras.

«No setor agrícola, conta com uma grande disponibilidade de solos aráveis, sendo que a produção de produtos de alto valor do mercado pode ser uma grande oportunidade de mobilização de investidores e fundos internacionais. Neste sentido, queremos chamar a atenção das autoridades governamentais sobre a necessidade de colocar na agenda de desenvolvimento esta freguesia, sobretudo priorizando desafios que ainda teimam em comprometer o seu potencial, como acessibilidades, água para agricultura e consumo, desemprego jovem, formação profissional, habitação social, pobreza, e acesso ao rendimento», apelou.

Para Isaías Varela, a gestão do território carece de uma atenção especial das autoridades públicas, concretamente do Governo, para permitir um planeamento vinculado à visão de desenvolvimento que se quer para esta freguesia e que seja capaz de chamar investimentos públicos e privados geradores de oportunidades e riquezas. «Neste particular, gostaríamos de lembrar que grande parte do litoral do nosso concelho é considerado ZDTI, estendendo-se de São Francisco até à Praia de Mangue, no concelho de Santa Cruz. Este facto, associado a uma certa indefinição sobre ZDTIs em Cabo Verde, e em Santiago particularmente, prejudica sobremaneira a ação do poder local e cria constrangimentos ao processo de desenvolvimento desta região», analisou.

O ato comemorativo do 28º aniversário do Município de São Domingos foi presidido pelo Chefe de Estado (ver esta edição) e contou com a presença do Cardeal Dom Arlindo Furtado, de autarcas e vários convidados. Na cerimónia, também intervieram a presidente da Assembleia Municipal e os líderes das bancadas do MpD e PAICV, que fizeram a avaliação do desempenho da atual equipa camarária.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project