REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Donald Trump admitiu que desvalorizou a pandemia de Covid-19 propositadamente 09 Setembro 2020

Novo livro do jornalista Bob Woodward revela que o presidente dos EUA sabia da gravidade da doença desde o início.

EUA: Donald Trump admitiu que desvalorizou a pandemia de Covid-19 propositadamente

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sabia da gravidade da doença Covid-19 desde o início do ano e desvalorizou propositadamente o problema. Quem o diz é o jornalista Bob Woodward - célebre pela conhecida investigação Watergate - no seu novo livro Rage, refere o diario luso Correio da Manhã (cm).

O presidente norte-americano admitiu ao jornalista, numa entrevista agora tornada pública, que o vírus era verdadeiramente grave, pior do que uma simples constipação, ao contrário do que dizia quando se dirigia à população dos EUA.

"Queria sempre minimizá-lo", terá dito Trump a 19 de março, segundo avança a CNN e o Washington Post após terem tido acesso a uma gravação da entrevista dada a Woodward.

"Continuo a minimizá-lo porque não quero criar o pânico", justificava então o presidente dos EUA.

Segundo a mesma fonte, as declarações dadas em fevereiro e em março refletem o conhecimento e noção da gravidade da Covid-19 por parte de Donald Trump e contrastam com os discursos que foi dando com o passar dos meses de que "estava tudo sob controlo.

Já morreram cerca de 190 mil americanos devido ao novo coronavírus. A Casa Branca já se manifestou sobre as declarações de Trump tornadas agora públicas. Kayleigh McEnany, secretária de imprensa da Casa Branca, afirma que o presidente queria apenas "manter a calma" e "evitar o caos". McEnany defende ainda que Trump nunca mentiu à população americana alegando que tudo se tratou de uma estratégia para não "causar pânico".

O livro Rage será lançado a 15 de setembro e promete relatos explosivos dos pensamentos e decisões de Donald Trump sobre os mais diversos temas. Da segurança nacional à pandemia de Covid-19, a obra é resultado de "centenas de horas de entrevistas com testemunhas em primeira mão", segundo o jornal The Guardian citado pelo CM.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project