SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Situação «lamentável» na Cadeia do Sal: Guardas prisionais ameaçam com lutas radicais 13 Maio 2019

O Presidente da Associação dos Agentes Prisionais de Cabo Verde denuncia aquilo que considera ser a «lamentável a situação em que que se encontram os agentes prisionais na Cadeia Regional do Sal».Bernardino Semedo avisa que, se até Abril do próximo ano a situação não for resolvida, os agentes partirão para outras formas radicais de luta, em que não se descarta a greve geral.

Situação «lamentável» na Cadeia  do Sal: Guardas prisionais ameaçam com lutas radicais

Bernardino Semedo fez estas declarações durante a sua recente vista de dois dias à ilha do Sal, onde constatou no terreno as condições de trabalho dos guardas prisionais na Cadeia Regional.

Citado pela RCV, Semedo denuncia o reduzido número de agentes, a falta de fardamento, o excesso de carga horária, a falta de transporte, entre outras situações precárias existentes.

O Presidente da Associação dos Agentes Prisionais de Cabo Verde reconhece, no entanto, que em termos de infraestruturas, a Cadeia do Sal é uma das melhores do país neste momento. Mas Bernardino Semedo lamenta as condições de trabalho dos agentes prisionais, que, a seu ver, laboram numa autêntica ratoeira, isto tendo em conta o número reduzido de pessoal.

A pressão física e psicológica com que os agentes prisionais lidam no dia-a-dia tem levado, segundo Bernardino Semedo, à desmotivação desses profissionais.

O presidente da referida Associação aponta Março ou Abril do próximo ano como o prazo limite para a resolução do problema de formação de agentes prisionais - no mínimo 200 agentes, para que se possa colmatar o défice de pessoal existente nas cadeias de Cabo Verde. Caso contrário, avisa Bernardino Semedo, os agentes partirão para formas de luta radicais, nomeadamente a greve geral. Ilustração: Foto da Greve dos guardas da Cadeia Central da Ribeirinha -S.Vicente (Arquivo).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project