OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

E se, como fez a Suiça domingo 4, um referendo ... 06 Mar�o 2018

Em Cabo Verde a taxa de televisão é variável, consoante o consumo medido a cada utente da companhia de eletricidade, que paga em média 500-550 CVE todos os meses de Taxa RTC, enquanto que na Suíça o consumidor paga anualmente 394 euros, fixos. Os suíços querem continuar assim, como mostra o resultado do referendo deste domingo, 4. E nós?

Por: Matilde Segredo

E se, como fez a Suiça domingo 4, um referendo ...

Na Suiça, toda a iniciativa cidadã apoiada com 100 mil assinaturas pode ser referendada. Aconteceu mais uma vez este domingo, com o referendo sobre o pagamento da taxa de televisão. E a maioria dos suíços votou pela manutenção da taxa.

Em Cabo Verde, muitos são os que reclamam contra a Taxa RTC que todos os meses inflaciona a fatura de eletricidade — a minha está perto de mais dez por cento ... e a sua, leitor/a?

A insatisfação estará relacionada com a qualidade do serviço prestado, como mostram as reações em vários social-media. Mas daí a uma medida proativa para resolver a questão — nem flasa.


Lei é lei... até que a voz cidadã

"O Governo ficará com a prerrogativa de, caso a taxa de inflação ser muito elevada, fazer um outro tipo de aumento, naturalmente, em negociação com a empresa (RTC) que cobra estes serviços aos cidadãos”, indicou o porta-voz do Conselho de Ministros.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project