BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

ECREEE realiza 2 º Seminário de “Mídia dos Países Francófonos da CEDEAO” em Abidjan 24 Abril 2018

O Centro para Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE) acaba de realizar na passada sexta-feira 13, 2 º Seminário de “Mídia dos Países Francófonos da CEDEAO” em Abidjan, Costa de Marfim. Durantes esses dois dias foram apresentadas aos jornalistas questões relacionadas às energias renováveis e eficiência energética.

ECREEE realiza 2 º Seminário de “Mídia dos Países Francófonos da CEDEAO” em Abidjan

Trata-se de uma oportunidade onde iremos atualizar a mídia sobre nossas atividades bem como ajuda-los a escrever tudo sobre o setor de energia renovável, superando assim os desafios enfrentados na elaboração dos relatórios sobre a implementação das políticas e programas do ECREEE.

Os jornalistas participaram também no workshop de validação regional da CEDEAO para estudo de pré-viabilidade sobre oportunidades de negócio para mulheres numa cadeia de valor de energia em mudança na África Ocidental.

Entretanto, o Diretor Principal dos Programas, Sr. Bah F. M. Saho, fez uma declaração em nome do Diretor Executivo do ECREEE, onde realçou da necessidade de esforços urgentes para expandir o acesso aos serviços de energia dos níveis atuais na região. Apontando-a como a única solução para alcançar um progresso significativo no crescimento económico, na geração de empregos, na redução da pobreza e no desenvolvimento sustentável na região da CEDEAO.

Lembrando aos representantes dos meios de comunicação que desde o estabelecimento do ECREEE em 2010, a região da CEDEAO fez progressos significativos no sentido de melhorar o ambiente político e regulamentar para investimentos em energia sustentável nos Estados membros.

Logo aproveitou para pedir apoio aos programas eficazes de acesso à energia que desempenham um papel de advocacia na persuasão de governos e tomadores de decisão, organizações corporativas, bem como em toda a sociedade.

Sr. Saho observou ainda que as autoridades públicas devem estar esclarecidas para oferecer recursos e criar incentivos para investimentos do setor privado que estimulem o desenvolvimento e façam uma diferença mensurável na luta contra a pobreza energética.

Em sua apresentação sobre o papel da mídia na educação e conscientização, o consultor de comunicação do ECREEE, Abdoulie Gassama, disse que é responsabilidade primordial da mídia reportar e fornecer ampla cobertura sobre questões de energia renovável e eficiência energética na região da CEDEAO.

Defendendo que os meios de comunicação devem sempre se esforçar-se para realizar pesquisas, como jornalismo investigativo onde possam divulgar tecnologias que possa vir a melhorar o fornecimento de energia ou envolver funcionários do governo na necessidade de manter as melhores práticas na área de energia renovável e eficiência energética.

No fim do seu discurso incentivou os jornalistas a levarem o seu trabalho a sério na área de energia renovável e eficiência energética na sub-região.

O encontro reuniu jornalistas de oito países francófonos dos estados membros da CEDEAO: Níger, Togo, Guiné Conakry, Senegal, Costa do Marfim, Mali, Burkina Faso e Benim.

Os observadores acreditam que o workshop ajudou os representantes da média a estarem melhor informados e irá, sem dúvida, ajudar a filtrar as políticas centrais, intervenções e sucessos do ECREEE, impulsionando assim a promoção de energia renovável e eficiência energética.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project