INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: 3 mulheres entre ’11 Mártires de Pittsburg’ apagadas da 1ª página de jornal ortodoxo 01 Novembro 2018

“Mulheres estão proibidas de ser fotografadas", "por razões de modéstia", justifica a direção do jornal nova-iorquino “Di Tzeitung” que na sua edição desta sexta-feira, 2 (divulgada online na véspera) apagou do memorial as fotos de Bernice Simon, Joyce Fienberg e Rose Mallinger, as três vítimas femininas do massacre de sábado passado na sinagoga de Pittsburgh perpetrado por um alegado antissemita.

EUA: 3 mulheres entre ’11 Mártires de Pittsburg’ apagadas da 1ª página de jornal ortodoxo

Imediata foi , entre quinta e sexta.feira, a reação que contesta a prática editorial do nova-iorquino “Di Tzeitung”, em íidiche, que distribuido em todo o mundo é o veículo do Hasidismo. Este ramo do Judaísmo prega a ortodoxia judaica baseada na “Cabala”, que põe à frente da Torá, o livro referência do povo judeu.

A contestação às práticas que excluem as mulheres da vida pública têm vindo a ganhar força, sobretudo entre a metade feminina dos hasidim, como se designam os praticantes desta corrente judaica nascida na Ucrânia na segunda metade do século XVIII.

Elas sobretudo pedem uma maior inclusão das mulheres no seio do Hasidismo, que floresceu com a emigração para os Estados Unidos, motivada por perseguições sucessivas na Europa.

O “Di Tzeitung” volta de novo a ser contestado, depois de em 2011 ter atraído a atenção mundial por ter apagado as fotos da então secretária de Estado Hillary Clinton e de outra oficial do exército, ambas presentes na sala onde estava a ser dirigida a operação que matou Bin Laden. De novo em 2015, apagou as fotos de Angela Merkel, e todas as demais mulheres presentes em Paris na marcha "Eu sou Charlie", após o massacre perpetrado pelo Estado Islâmico contra o jornal "Charlie Hebdo".

Fontes: NY Times/ Times of Israel/ outras referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project