INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA-4 mortes no liceu: Pais em fuga capturados sábado ao 4º dia 04 Dezembro 2021

Quatro adolescentes morreram no tiroteio perpetrado por um colega de 15 anos, no liceu Oxford de Michigan na terça-feira. Os pais do atirador — indiciados por terem deixado a arma ao alcance dele — falharam à apresentação em tribunal e desde quarta eram fugitivos procurados. Este sábado de manhã, uma denúncia anónima levou a polícia ao seu esconderijo. Apresentados em tribunal, o juiz deixou-os em liberdade sob fiança de um milhão de dólares.

EUA-4 mortes no liceu: Pais em fuga  capturados sábado ao 4º dia

James e Jennifer Crumbley(fotos), pais de Ethan, foram detidos pela polícia que cercou o local, num empreendimento comercial em Detroit, a mais de trezentos quilómetros de distância de casa, noutro Estado, Michigan.

O MP-Ministério Público acusou o pai e a mãe de Eric Crumbley — que matou quatro colegas e deixou feridos seis e um professor —, cada um, por quatro crimes de homicídio involuntário. Mais acusações estarão a caminho após a caçada de quatro dias. O atirador é suspeito de quádruplo homicídio e terrorismo , além de outros crimes, e será julgado como adulto.

A imprensa americana destaca que a criminalização dos pais é "uma ocorrência rara". Também é raro que no Michigan pais sejam sequer responsabilizados por não terem fechado a arma mantendo-a longe do alcance das crianças, escreve hoje o Washington Post.

O diário da capital americana descobriu que em 105 tiroteios em escolas do Michigan cometidos por alunos, entre 1999 e 2018, apenas em quatro casos os pais foram responsabilizados deixado a arma ao alcance do menor.

A Acusação, no entanto, responsabiliza James e Jennifer Crumbley não só por terem sido negligentes com a arma, mas acima de tudo porque nada fizeram quando a escola os avisou, dias antes do tiroteio, sobre as buscas por munições que Eric estava a fazer online.

Pais têm de ser responsabilizados. Uma arma não é um brinquedo

A senadora do Michigan apoia a decisão do Ministério Público, como enfatizou em declarações públicas sábado. "Temos de começar a responsabilizar as pessoas por aquilo que os filhos fazem. Uma arma não é um brinquedo!", disse a Sen. Rosemary Bayer.

Fontes: CNN/Washington Post/NBCNews.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project