A adolescente Emma Riddle no Twitter: "Há 14 meses, na Escola Secundária de Oxford um rapaz de 15 anos abriu fogo e matou quatro dos meus colegas e feriu mais sete. Hoje à noite, escondida sob a minha secretária na Michigan State University, mais uma vez estou a mandar mensagens para todos com o texto "Amo-te". Isto vai acabar quando?
O fim chegou três horas após o início do tiroteio fogo no campus universitário de East Lansing, a uns cem quilómetros de Detroit.
Segundo a polícia do campus — sim, existe uma esquadra de polícia ali instalada — comunicou, em conferência esta manhã, o tiroteio terminou com "o atirador a morrer com um tiro auto-infligido" pouco antes da meia-noite local. Foi identificado como Anthony Dwayne McRae de 43 anos. Era "um total estranho à universidade, tanto no passado como no presente".
Porquê? "Não temos a mínima ideia sobre porque é que ele fez isto", disse o adjunto do delegado da Polícia instalada na universidade.
Responsabilidade por fornecer arma
Em 30 de novembro de 2021, no liceu de Oakland County, Michigan, um aluno, Ethan Crumbley, abriu fogo e matou quatro colegas e feriu mais sete. Na sexta-feira última o juiz de Oakland County indeferiu o pedido para o autor do massacre de nov’23 ser transferido para uma prisão especializada em jovens delinquentes.
"É de todo o interesse da Justiça que o detido continue na cadeia de Oakland County", sentenciou o juiz-presidente na audiência via zoom.
Os pais do adolescente, que lhe tinham oferecido a arma como presente antecipado de Natal, foram acusados de imediato. O tribunal decretou-lhes medidas de coação. Em seguida protagonizaram uma insólita fuga que terminou dias depois: (EUA-4 mortes no liceu: Pais em fuga capturados sábado ao 4º dia, 04.dez.021). O processo deles está em curso de juustiça.
Fontes: CNN/CNBN/... Relacionado: EUA-Massacres, 19 nortes em 3 dias: Mais 1 idoso mata na Califórnia, 2 dias depois do Ano Novo chinês, 25.jan.023. Fotos (Fox News...): A polícia do campus enviou alertas, orientou alunos para lugares seguros enquanto decorria a busca ao suspeito (ao alto no centro, em imagem de CCTV) — que durante três horas pôde escapar à perseguição policial dentro do campus. Cercado, suicidou-se.