NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: 99 desaparecidos em colapso de prédio em Miami — Biden declara estado de emergência 25 Junho 2021

No dia seguinte ao desabamento dum prédio de doze andares em Miami, a proteção civil relata que noventa e nove pessoas estão desaparecidas, há pelo menos um morto e dez feridos. Trinta e cinco pessoas foram resgatadas com vida de entre os escombros.

EUA: 99 desaparecidos em colapso de prédio em Miami — Biden declara estado de emergência

"Nenhuma esperança", disse entre lágrimas um residente em Miami que aguarda informações da polícia. Pablo Rodriguez já perdeu a esperança de encontrar com vida dois entes queridos residentes no complexo que colapsou às duas da manhã (hora local, mais 3H em Cabo Verde).

A mãe de 64 anos e a avó de 88 estão desaparecidas desde a manhã de quinta-feira quando se deu o colapso do prédio de apartamentos ’Champlain Towers’ em Surfside, bairro próximo da estância turística de Miami Beach.

Entre os trinta e cinco sobreviventes, resgatados pela proteção civil, está Barry Cohen que contou à BBC o seu salvamento por uma grua. Ele, a esposa e um vizinho não puderam sair pelas escadas e ficaram na varanda à espera de serem socorridos.

"Foram uns 20 minutos, mas pareceu-nos uma vida", disse Cohen. "Pensei que todo o prédio ia desabar". "Parece-me incrível como consegui sobreviver a esta tragédia!"

Parecia um terramoto. Santo Mejil, de 50 anos, contou ao Miami Herald que foi acordado por uma chamada da esposa que é cuidadora no turno noturno. "Ela disse que ouviu uma grande explosão, que parecia um tremor de terra".

Mejil, que mora perto do aeroporto de Miami, acelerou para Seaside, a uns 20 km. Enquanto falava ao repórter, Santo Mejil recebeu outra chamada da esposa. "Estão a trazer-te para baixo?" As lágrimas a cair, o homem só disse "Graças a Deus".


Prédio desapareceu "numa nuvem de poeira"
. Uma testemunha ocular, Nicholas Balboa, ouvido pela estação televisiva CBS contou que estava a caminhar quando viu o prédio a desabar "numa nuvem de poeira". Ao aproximar-se, ouviu um rapazinho a gritar.

"Cheguei mais perto e vi a mão dele a acenar de entre os escombros". "Usei a luz do telemóvel para chamar os bombeiros. Um polícia chegou e chamou os bombeiros pela rádio". O menino foi retirado dos escombros, "mas não vi a mãe dele", disse Balboa.

Irmã da primeira-dama do Paraguai desaparecida

Entre os seis desaparecidos paraguaios encontra-se Sophia López-Moreira, irmã da primeira-dama Silvana López-Moreira, informou o consulado do Paraguai em Miami.

O mercado imobiliário de Miami conta entre os seus clientes os mais abastados de países latino-americanos vizinhos. São frequentes notícias como "Brasileiros compram maior parte de prédio de luxo em Miami — 28% reservadas para celebridades do Brasil".

Israel ajuda busca, 34 judeus desaparecidos

Segundo a televisão pública do Estado de Israel, pelo menos trinta e quatro judeus estão entre os desaparecidos, na contagem da organização judaica local, a ’Chabad of South Broward — Hallandale Beach", também citada pelo online The South Florida Sun-Sentinel.

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, disse na televisão pública que o executivo está a acompanhar a situação e pode fornecer meios de resgate aos Estados Unidos, "o primeiro país amigo de Israel".

O ministro dos Negócios Estrangeiros e próximo primeiro-ministro rotativo de Israel, Yair Lapid, afirmou que está em sintonia com o cônsul-geral de Israel em Miami, Maor Elbaz-Starinsky. Este esclareceu que nenhum nacional do Estado de Israel se encontra entre os desaparecidos, mas que, tal como o governo israelita expressou, estão disponíveis para ajudar na busca dos desaparecidos.


Biden declara estado de emergência

O presidente dos Estados Unidos declarou o estado de emergência na região, o que significa que recursos federais vão ser disponibilizados.

Fontes: BBC/Washington Post/Telemundo-EFE/outras referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project