INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Após visita tensa, Nancy Pelosi sai de Taiwan 03 Agosto 2022

A visita iniciou-se na terça-feira. Em clima de elevadas tensões, Pelosi garantiu que os Estados Unidos "não vão abandonar o compromisso" com a ilha.

EUA:  Após visita tensa, Nancy Pelosi sai de Taiwan

Segundo NM, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, abandonou, esta quarta-feira, a ilha de Taiwan, tendo sido fotografada a embarcar um avião em Taipé, avança a SkyNews. O próximo destino da líder democrata é a Coreia do Sul.

A mesma fonte sublinha que, embora a visita possa ter terminado, o impacto da viagem será provavelmente repercutido nos próximos dias, tendo em conta que a China e os EUA estão agora envolvidos numa troca contínua de declarações públicas sobre o estado da ilha.

Recorde-se que a líder da Câmara dos Representantes garantiu hoje que Washington não vai abandonar Taipé no que diz respeito ao presente conflito com a China.

Num evento com a presidente da ilha, Tsai Ing-wen, referiu: "Hoje, a nossa delegação (...) veio a Taiwan para dizer inequivocamente que não vamos abandonar o nosso compromisso com Taiwan e que estamos orgulhosos da nossa amizade duradoura".

Já a presidente de Taiwan referiu que "não desistirá" face à ameaça das armas.

"Face ao aumento deliberado das ameaças militares, Taiwan não recuará. Vamos (...) continuar a defender a democracia", reiterou.

Segundo ainda NM, sabe-se entretanto que um total de 21 aviões militares chineses entraram na Zona de Identificação da Defesa Aérea de Taiwan esta terça-feira, segundo o Ministério da Defesa da ilha revelou em comunicado.

Os Estados Unidos já disseram estarem "preparados" para uma resposta da China. Foto: © Reuters

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project