INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA-Atirador de 6 anos: Professora baleada continua em estado grave mas dá sinais de melhora — "Salvou os alunos" 09 Janeiro 2023

Abby Zwerner, a jovem professora que foi baleada por um seu aluno de seis anos, continua em estado grave mas ao terceiro dia dá sinais de "alguma melhora". "Mesmo ferida, salvou os alunos", diz um pai emocionado.

EUA-Atirador de 6 anos: Professora baleada continua em estado grave mas dá sinais de melhora —

A imprensa refere este domingo que a professora licenciada em 2019 está a recuperar, mas que "ainda não está fora de perigo".

A comunidade de Newport, na Virgínia próxima de Washington D.C., diz à imprensa que estão "a rezar" a pedir a recuperação da professora. Abby está na escola desde 2019 e agradecem-lhe o ato de heroismo. Mesmo ferida, caída por terra, preocupou-se em orientar os alunos para se porem a salvo.

"O meu filho contou-me que ouviu o disparo e logo a professora estava caída no chão, mas mesmo assim disse-lhes para sairem da sala", contou Sebastian Gonzalez-Hernandez, um pai que saúda a herói "que salvou os alunos".

3º caso em meio século

Especialistas têm vindo a estudar a violência com armas de fogo desde os anos de 1970. Um deles à conversa com o Huffington Post, considerou que é "extremamente raro que uma criança dessa idade a trazer uma arma e disparar contra a professora".

"É raríssimo e é algo que o sistema legal não está preparado para resolver", disse o investigador David Riedman, conceptor da base de dados que recolhe toda a informação sobre tiroteios nas escolas americanas desde 1970.

Ele afirmou que, em mais de 50 anos, só se lembra de três ocorrências a envolver atiradores de seis anos de idade. Um disparo mortal em 2000 no Michigan e tiroteios que deixaram outros alunos feridos em 2011 no Texas e em 2021 no Mississippi.

Mais raro ainda, segundo Riedman recorda, é o caso de uma criança de cinco anos que levou uma arma para a escola, no Tennessee em 2013 e disparou acidentalmente. Ninguém foi atingido.

Fontes: NY Times/Fox News/... EUA: Criança de 6 anos dispara contra professora em aula — "Ferida muito gravemente", 08.jan.023. Fotos: A professora, com idade entre 25 e 30 anos, está há dois anos e meio na escola frequentada por cerca de 550 alunos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project