INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Atirador em loja faz 10 mortes — Biden quer banir armas 24 Mar�o 2021

O fácil acesso a armas de guerra nos Estados Unidos fez, esta segunda-feira, mais dez vítimas mortais, em Boulder, Colorado uma semana depois do massacre de oito pessoas na Geórgia. De novo, o massacre foi cometido "por um único atirador", de 21 anos.

EUA: Atirador em loja faz 10 mortes — Biden quer banir armas

Este crime que teve lugar num supermercado em Boulder, cidade na área metropolitana de Dênver, a capital do Colorado, ocorre uma semana depois do múltiplo homicídio em três Spas na Geórgia, por um atirador também de 21 anos.

As vítimas desta segunda-feira, seis clientes, três empregados e um dos polícias que acorreram ao local por volta das 14H30, tinham idades entre os 20 e os 65 anos.

Controlar armas, banir armas de guerra

O controlo de armas, ou o seu banimento de acordo com o tipo de arma e ou perfil da pessoa, é uma questão omnipresente na sociedade americana onde o porte de armas é um direito inscrito na constituição.

As tentativas levadas a cabo por representantes democratas para legislar no sentido de maior controlo na venda de armas têm esbarrado no lobby pró-armas do NRA, a poderosa associação de defesa do porte de armas. Um lobby forte seja quem for que esteja no poder, mas ainda mais quando os republicanos dominam.

Biden esta terça-feira voltou a suscitar a necessidade de limitar o uso de armas de fogo. Desde 2016 houve uma uma maior liberalização do uso de armas a pretexto de armar os cidadãos para "a auto-defesa perante os massacres a que a sociedade tem vindo a assistir".

Fontes: NY Times/Washington Post/CNN. Foto: O tiroteio decorreu numa zona comercial em hora de movimentação. A polícia acorreu de imediato e o atirador foi detido, mas há dez vidas perdidas a lamentar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project