INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Barão da droga colombiano "alter-Escobar" morre na prisão 03 Junho 2022

O "narcotraficante.jogador de xadrez" Gilberto Rodríguez Orejuela —detido em 1995 no seu país natal e extraditado para os Estados Unidos em 2004 — morreu na terça-feira, 31 de junho, numa prisão federal da Carolina do Norte, onde cumpria uma pena de 30 anos. Segundo a família citada pela imprensa, morreu "de doença".

EUA: Barão da droga colombiano

Gilberto Rodríguez Orejuela falecido aos 83 anos teve, durante boa parte da sua longa carreira criminosa — segundo a biografia publicada hoje nos media da referência —, o controlo da grande maioria do tráfico mundial de cocaína, tal como o seu homólogo Pablo Escobar.

Foi alcunhado "jogador de xadrez", não no sentido próprio mas pela sua habilidade em estar sempre um passo à frente relativamente aos rivais e aos agentes da lei e ordem. Mas em 1995, a sua sorte mudou e a justiça colombiana enquadrou-o e mandou-o para a prisão, "o sítio onde deve estar".

Gilberto Rodríguez Orejuela veio depois a ser objeto de um pedido de extradição emitido pelos Estados Unidos em 2003, que a justiça colombiana deferiu. Assim, foi em 2004 extraditado para os Estados Unidos onde um novo julgamento o condenou a uma pena de 30 anos.

Segundo o DEA-Departamento de Combate ao Narcotráfico, dos Estados Unidos, Gilberto, ajudado pelo irmão Miguel, era o líder do cartel de Cali que rivalizava com o cartel de Medellin, de Pablo Escobar.

Só com a morte de Escobar abatido pela polícia em 1993, o cartel de Cali passou a monopolizar o tráfico mundial da cocaína. Entre 1993 e 1995, foi responsável por impresssionantes 80% do tráfico mundial de cocaína.

Vida de luxo

Gilberto Rodríguez Orejuela descrevia-se como "um honesto magnata da indústria farmacêutica".

Ao ser detido em 1993, os relatos da imprensa davam conta do estilo de vida luxuoso que o "barão" seguia na sua mansão de Cali. Mas ele defendia que a sua fortuna era de raiz, vinha de várias gerações de industriais Rodríguez e Orejuela.

Fontes: BBC/LA Times

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project