INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Biden recebe dezenas de líderes africanos esta semana 12 Dezembro 2022

Cimeira EUA-África arranca esta semana, com o objetivo, diz a Casa Branca, "de aprofundar as muitas parcerias" do país no continente africano. Presidente angolano já está em Washington.

EUA: Biden recebe dezenas de líderes africanos esta semana

O Presidente norte-americano, Joe Biden, recebe esta semana em Washington dezenas de líderes africanos na cimeira EUA-África, que se inicia na terça-feira (13.12), numa tentativa de maior aproximação àquele continente, noticia a American Press (AP).

A cimeira Estados Unidos-África realiza-se numa altura em que a Casa Branca procura reduzir a lacuna de confiança com o continente africano, que se alargou ao longo de anos de "frustração" com o compromisso dos Estados Unidos com África.

Nos preparativos para o encontro, de três dias, os funcionários da administração Biden minimizaram a preocupação com a influência da China e da Rússia em África, procurando colocar o foco nos seus esforços para melhorar a cooperação com os líderes africanos.

Influência da Rússia e China

"Esta cimeira é uma oportunidade para aprofundar as muitas parcerias que temos no continente africano", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, quando questionada sobre a sombra que China e Rússia lançam sobre as reuniões. "Vamos concentrar-nos nos nossos esforços para fortalecer essas parcerias numa ampla gama de setores, desde negócios até saúde, paz e segurança, mas o nosso foco estará em África na próxima semana".

Para este objetivo, os funcionários da Casa Branca referiram que serão apresentados "grandes resultados e iniciativas" ao longo das reuniões.

A Casa Branca divulgou na sexta-feira que Biden usaria a reuniãopara declarar o seu apoio à inclusão da União Africana como membro permanente do Grupo das 20 nações.

Cimeira Estados Unidos-África procura reduzir a lacuna deixada pelos quatro anos da política externa "America First" de Donald TrumpFoto: Drew Angerer/Getty Images
Espera-se que as conversas se concentrem no coronavírus, nas mudanças climáticas, no impacto da invasão russa da Ucrânia no continente africano e no comércio, entre outros temas, de acordo com funcionários da Casa Branca.

Joe Biden deverá intervir num fórum de negócios Estados Unidos-África, e promoverá reuniões de pequenos grupos com líderes, participando ainda num jantar na Casa Branca e em outras sessões com líderes durante o encontro.

Biden passou grande parte de seus primeiros dois anos no cargo tentando acalmar os que duvidavam, no cenário internacional da liderança americana, após quatro anos da política externa "America First" de Donald Trump.

Procurando dar seguimento à primeira reunião deste tipo realizada há oito anos pelo então Presidente Barack Obama, Biden tem a oportunidade de amenizar as preocupações em África sobre se os Estados Unidos estão a falar a sério sobre cuidar do seu relacionamento com África, escreve a AP.

João Lourenço em Washington

O Presidente angolano viajou, este sábado (10.12), para Washington, onde, para além de participar na Cimeira EUA-África, manterá reuniões de trabalho com empresários e autoridades norte-americanas, como o secretário de Estado Antony Blinken, adiantou a presidência em comunicado.

A missão angolana nos Estados Unidos participará em diferentes momentos da cimeira ao longo dos quatro dias, como na "Mesa Redonda de Negócios organizada pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos" e "uma conferência sobre questões globais de desenvolvimento promovida pelo Exim Bank".

Angola participa ainda num Fórum de Negócios central "dedicado, essencialmente, ao futuro das relações comerciais e o investimento dos EUA em África, onde o Presidente Joe Biden vai usar da palavra".

A presidência angolana sublinhou ainda na nota de imprensa que João Lourenço irá participar também durante a estadia em Washington num jantar oferecido pelo Presidente dos Estados Unidos na quarta-feira. A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project