INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA, Canadá: 47,9ºC — Canícula jamais registada 30 Junho 2021

As temperaturas nos Estados Unidos e Canadá atingiram níveis jamais registados. Em Lytton, aldeia da Columbia Britânica, o termómetro registou esta segunda-feira, 28, o recorde de 47,9 graus Celsius (118,2 F) que bateu os 46,6ºC da véspera. Em Portland, no Estado de Washington, a população corre para os armazéns com sistemas de arrefecimento.

EUA, Canadá: 47,9ºC  — Canícula jamais registada

A canícula (do francês canicule, referente à constelação de Cão Menor) designa o período, em geral de quarenta dias entre junho e agosto no Hemisfério Norte, em que ocorrem ondas de calor associadas à presença de anticiclones.

Segundo descreve a OMS, "a população mais vulnerável é constituída por idosos", crianças pequenas "e doentes mentais sem assistência em ambientes insalubres" que sob altas temperaturas sofrem com o desconforto térmico, a hipertermia e a desidratação, que em "elevados graus de severidade aumentam a taxa de mortalidade".
— -
Fontes: BBC/Le Monde. Relacionado: França: Canícula de junho que matou mais 1435 pessoas foi dez vezes menos fatal que em 2003 – diz ministra da Saúde, 11.set.019; Japão: Canícula faz 11 mortes, 5664 hospitalizados — Alerta para "trabalhar menos", 03.ago.019; França: 45,9ºC à sombra faz soar alerta vermelho – Pior que recorde de 44,1ºC que matou milhares de franceses em 2003; 29.jun.019. Foto (Getty): A canícula nos Estados Unidos provoca corrida aos centros com sistemas de arrefecimento, como este armazém de uma multinacional em Portland.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project