INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Capas anti-fogo protegem maior árvore do mundo — ’General Sherman’ tem 2.500 anos 19 Setembro 2021

As enormes queimadas da Serra Nevada, na reserva botânica da Califórnia, ameaçam a espécie ’ex-libris’ que é a sequoia "General Sherman". É descrita como a maior árvore da Terra em volumetria e a sua idade é estimada em dois mil e quinhentos anos. O seu valor ultrapassa todas as estimativas e não surpreende que os guardiães desta reserva natural tenham recorrido a uma medida extrema para conservar a espécie.

EUA: Capas anti-fogo protegem maior árvore do mundo —  ’General Sherman’ tem 2.500 anos

É descrita como a maior árvore da Terra em volumetria — perto de 20 metros cúbicos.

Perante o avanço do fogo que ameaça esta espécie, Sequoiadendron giganteum/Sequoia gigante), aparentada com os ciprestes, a solução foi revestir a árvore com folhas feitas de alumínio. O revestimento começou pelos onze metros de diâmetro da base da árvore (foto).

Ainda não etá claro se o alumínio vai vestir a sequoia — cujo nome homenageia a tribo ameríndia que povoava a região até à chegada dos europeus — até à sua altura máxima que atinge 83,8 metros.

Os climatologistas atribuem à ação humana a situação extrema que este ano já fez arder largos milhões de acres (ou centenas de milhares de hectares) das florestas californianas.

Fontes: LA Times/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project