Conforme a organizadora Lutchinha Neves adiantou à Inforpress, o evento será uma forma de celebrar este dia comemorado também na diáspora e ainda de arrecadar fundos para tentar trazer a sua banda feminina, com mulheres de diferentes origens, para actuar em Cabo Verde.
“Estamos a ser apoiados pela Associação Cabo-verdiana aqui em Brockton e também por outra organização de mulheres cabo-verdianas”, explicou a mesma fonte.
A cantora estará acompanhada de uma banda só de mulheres com quem já trabalhou há alguns anos e que neste momento está a regressar à activa, composta por Dja Mila (baixo) Rikka, (saxofone), Soohee (piano), Miki (bateria) e Kera (tumba).
O cartaz traz outras vozes femininas como convidadas, Manú, Zizi, Kátia, Alice, Nádia e Leninha, acompanhadas agora de uma banda masculina integrada por Harry (piano) Chalele (cavaquinho), Mano (bateria) e Anderson (baixo).
A noite de comemoração, faz-se ainda, segundo a mesma fonte, com momentos de poesia e, ainda, uma homenagem à mulher mais idosa presente no evento, que acontece na West Middle School.
Por tudo isso e “muito mais”, Lutchinha Neves garantiu que os que forem “não se vão arrepender” com um “espectáculo rico” que, asseverou, terá ainda a presença da Miss Rhode Island, vários outros convidados e performances como surpresa.
O Dia da Mulher Cabo-verdiana é celebrado a 27 de Março tendo em vista a promoção do bem-estar social, económico e cultural da mulher. A meta maior é a protecção das famílias e da sociedade cabo-verdiana em geral, através da defesa e promoção dos direitos da mulher.
A data coincide com a da fundação da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) há 42 anos. A Semana com Inforpress