ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA/Entrevista com PCA Atlantic Shipping: Victor de Pina anuncia ligação mensal com Cabo Verde e novo navio com maior capacidade de cargas 06 Maio 2021

A Atlantic Shipping Company, com sede em Boston nos EUA, é um exemplo de como o empreendedorismo da diáspora cabo-verdiana pode contribuir para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. Fundada em Fevereiro de 1995, a empresa opera, neste momento, com o navio Agena, que faz uma viagem, de 45 a 45 dias, transportando 3.700 toneladas de cargas entre os EUA e Cabo Verde. Em entrevista ao Asemanaonline, o presidente do Conselho da Administração, Victor de Pina (foto no interior desta peça), anuncia que, a partir deste mês de Maio, a firma passa a fazer uma ligação por mês, prevendo, proximamente, operar com um outro navio com maior capacidade de carga. Tudo com vista a responder a demanda do mercado da diáspora norte-americano, onde radica milhares de cabo-verdianos. Acompanhe a entrevista que se segue.

Entrevista conduzida por: Nicolau Centeio (EUA)

EUA/Entrevista com PCA Atlantic Shipping: Victor de Pina anuncia ligação mensal com Cabo Verde e novo navio com maior capacidade de cargas

Para situar os leitores, o que é a Atlantic Shipping ?

- A Atlantic Shipping Company, Inc, é uma companhia de transporte marítima e logística que faz a ligação directa entre os Estados Unidos e Cabo Verde. A empresa foi fundada em 17 de Fevereiro de 1995 por um grupo de cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos da América juntamente com outros concidadãos radicados em Cabo Verde, para responder à necessidade de uma carreira regular e fiável entre os dois países.

Conforme os registos, a sociedade iniciou a sua operação a partir da cidade de East Boston no Estado de Massachusetts em Abril de 1995. Realizou a sua viagem inaugural em 31 de Maio do mesmo ano e não parou desde então.

Quatro anos após a sua fundação, a Atlantic Shipping decidiu mudar a sede para State Pier em Fall River, um local mais adequado para responder às suas necessidades operacionais.

Além de Fall River, a empresa possui armazéns em Boston e em Brockton, sendo esta última a cidade que regista maior densidade de cabo-verdianos radicados na América.

Somos a única companhia que faz ligação marítima regular e direta com os portos de Mindelo, da Praia, do Vale dos Cavaleiros em S. Filipe do Fogo e da Furna, na ilha Brava de Cabo Verde.

Qual é a capacidade do navio da companhia em termos de tonelagem de cargas que pode transportar?

- A Atlantic Shipping Company opera com um navio que tem a capacidade de 3.700 toneladas de cargas ou 167 contentores. O navio, Agena , tem duas gruas de 30 toneladas cada e 60 toneladas combinadas.

Nova programação de viagens e produtos transportados

Qual é a programação das viagens?

- Dado a demanda dos nossos clientes, a partir de Maio de 2021 vamos fazer a ligação com Cabo Verde mensalmente. A próxima saída dos EUA para Cabo Verde este mês, está programado para dia 13 de Maio.

Que tipo de mercadoria transporta para Cabo Verde?

- A Atlantic Shipping transporta todos os tipos de mercadorias: pessoais e comerciais, excepto cargas explosivas.

Pode especificar a maioria dos produtos que vem transportando?

- A maioria de cargas, cerca de 60%, representa cargas pessoais, isto é, de pessoas nos EUA para os familiares em Cabo Verde. As restantes 40% são cargas comerciais.

De regresso, o navio leva alguns produtos de Cabo Verde para EUA?

- Cargas de regresso para os Estados Unidos são insignificantes: entre 5 e 6 contentores por viagem. Essas cargas comerciais são géneros alimentícios e bebidas alcoólicas produzidas em Cabo Verde.

Considera que os homens de negócios nos EUA e Cabo Verde devem aproveitar melhor a linha da Atlantic Shiping?

- Sim. Neste momento a companhia conta com pelo menos duas dúzias de importadores/exportadores que concentram mais em viaturas, géneros alimentícios, produtos de beleza, etc.

Apelos aos emigrantes e novas perspetivas da empresa

Que sugestões deixa aos homens de negócios, emigrantes e seus familiares para melhor aproveitarem a linha marítima de Atlantic Shiping?

- Que continuem a ser ativos como têm sido até agora e contribuem para o desenvolvimento de Cabo Verde, enviando encomendas para familiares e amigos no seu país natal, através do navio de Atlantic Shiping.

Em termos de perspetivas, a Atalntic Shiping tem alguns projectos em curso ou na forja?

Sim. Neste momento já chegamos a capacidade máxima com o navio Agena. Por isso, estamos a trabalhar para operar com um navio com maior capacidade de contentores. Temos limites de comprimento para o navio atracar no Porto de Vale dos Cavaleiros do Fogo e no da Furna, na ilha Brava. Não podemos aumentar o navio em termos de comprimentos, mas sim em termos de capacidade de acolher e transportar maior número de contentores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project