REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Executada a última mulher no corredor da morte 15 Janeiro 2021

Lisa Montgomery, de 52 anos, foi a décima-primeira pessoa executada no mandato de Trump, após um hiato de 17 anos, ontem (4ª fª, 13). Foi também a primeira mulher a ser executada nos Estados Unidos desde 1953.

EUA: Executada a última mulher no corredor da morte

A última mulher no corredor da morte, em sessenta e sete anos, recebeu a injeção letal e foi declarada morta à 1:31 no Complexo Correcional Federal de Terre Haute no Estado de Indiana.

O Supremo rejeitou o derradeiro pedido da defesa que na véspera voltara a alegar que a ré devia ter mais uma audiência para provar a doença mental severa de que sofria e que a tornava inelegível para a pena capital.

"O governo esteve imparável no seu zelo de matar esta mulher perturbada e profundamente doente. Lisa aofria de doença cerebral exacerbada pelos maus-tratos que sofreu na infância e adolescência. A sua execução foi a negação da justiça", disse em comunicado a defesa.

Os advogados, a família e apoiantes da ré pediram ao 45º presidente — invocando a 8ª Emenda, que proíbe a execução de doentes mentais — que comutasse a pena capital em prisão perpétua. Pedido indeferido.

O crime

Lisa Montgomery foi aos 36 anos acusada de ter matado uma grávida de 23 anos para lhe retirar do ventre o feto de oito meses. O bebé sobreviveu e foi entregue ao pai, após ser resgatado da quinta onde morava a sua raptora.

Condenada à morte em 2008, quatro anos depois do crime, por um tribunal de júri do Missouri, a ré esteve doze anos no corredor da morte.

"O tribunal agiu bem em suspender a execução de Lisa Montgomery que demonstrou na audiência que está incapaz de ser executada", alegou a sua defesa sobre a audiência que a condenada recebeu horas antes da execução. Mas a audiência manteve a condenação e a execução foi realizada como previsto.

Fontes: New York Times/CNN.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project