REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

EUA: Faleceu Colin Powell o 1º afroamericano a chegar ao mais alto posto — Covid fez mais uma vítima 18 Outubro 2021

A família de Colin Powell anunciou esta manhã o falecimento aos 84 anos do antigo secretário de Estado norte-americano da administração Bush (2001-2005). A doença do coronavírus é apontada como a causa da morte, neste 18 de outubro em que o total de óbitos se aproxima dos cinco milhões (4.916.812).

EUA: Faleceu Colin Powell o 1º afroamericano a chegar ao mais alto posto — Covid fez mais uma vítima

Foi já como retirado do exército e que serviu durante mais de trinta anos, incluindo as guerras do Vietname e Golfo, que Powell chegou ao mais alto cargo como Secretário de Estado e chefe da diplomacia americana.

O novaiorquino descendente de jamaicanos e escoceses escreveu na sua autobiografia em 2018, que embora, em privado, tivesse reservas a respeito da Invasão do Iraque em 2003, apoiou as ações do governo republicano, o que incluiu a apresentação de informações falsas à comunidade internacional — na sede ds Nações Unidas — para justificar a invasão.

Destaca-se ainda na sua biografia que na sua última comissão de serviço de 1989 a 1993 como Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o mais alto cargo no Departamento de Defesa, supervisionou a resposta a vinte e oito crises, incluindo a invasão do Panamá em 1989 e a Guerra do Golfo contra o Iraque em 1990–1991.

Ele formulou a chamada "Doutrina Powell" que limita a ação militar americana, a menos que satisfaça os critérios relativos aos interesses de segurança nacional americana, força esmagadora e amplo apoio popular.

Republicano até à invasão ao Capitólio

Após "a invasão antidemocrática e anti-republicana ao Senado", incitada por Trump, a 6 de janeiro, Powell desfiliou-se formalmente do Partido Republicano.

Em 2008 e em 2012, Powell endossou Barack Obama para a presidência e entre 2016 e 2020 foi um crítico do governo de Donald Trump.

Fontes: Le Monde/Washington Post/CBS... Fotos: Powell recusou novo mandato e foi substituído por Condoleezza Rice (2005-09). Powell em ação humanitária em Aceh, Indonésia em janeiro de 2005 no maior tsunami registado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project